O que fazer quando um bebê perde o dente?

6 atitudes que devem ser tomadas quando uma criança perde um dente

Quando os primeiros dentes do seu bebê terminam de nascer, a última coisa que você espera é que ele quebre ou perca um deles. No entanto, não é incomum os bebês e crianças pequenas causarem danos aos seus dentes enquanto tropeçam e tentam familiarizar-se com os seus próprios pezinhos.

A curiosidade de explorar o ambiente que nos rodeia é um dos prazeres da primeira infância. Mas muitas vezes este sentido de aventura, aliado à ausência de medo do bebê, poderá conduzir a ferimentos, portanto é bom saber o que fazer caso aconteça um acidente.

Acidentes acontecem, e na infância, são ainda mais comuns. Traumas envolvendo os pequenos podem acontecer das mais variadas formas, com diferentes consequências.

Seja por uma queda de bicicleta, um acidente em casa, ou por uma bolada recebida na boca, o impacto pode ser causar a perda do dente ou partes deles, colocando a criança  em uma situação nada  agradável.  Se você está vivenciando essa cena, antes de mais nada, mantenha a calma.

O que devo fazer se meu bebê perder um dente?

Se uma criança sofre um trauma na região da boca ou queixo, é importante que o caso seja tratado como uma emergência. Caso os procedimentos necessários não sejam realizados, podem haver consequências para a saúde oral da criança. No entanto, vale lembrar que a boca é uma região do corpo que se cura rapidamente. Portanto, nada de desespero! Siga as nossas dicas e tudo ficará bem.

1 – Ligue imediatamente para o dentista e tente marcar uma consulta para o mesmo dia, ou o mais rápido que conseguir

2 – Aplique gelo no local traumatizado

3 – Reposicione o dente perdido

4 – Guarde o dente ou o pedaço dele que foi perdido

5 – Converse com o seu dentista sobre os cuidados pós-trauma

6- Fique atento a mudanças no local do trauma

E se as gengivas dele também começarem a sangrar?

Se as gengivas dele começarem a sangrar, aplique pressão com gaze molhado até que o sangramento pare – dê muitos mimos e talvez um jogo de esconde-esconde para amenizar o machucado e tirar a sua mente da dor.

E se o meu bebê caiu, mas não existe sinal de sangue?

Seu bebê provavelmente não precisará de exames se ele não estiver sentindo dor e não tiver nenhum sangramento ou dano na gengiva. Porém, se ele estiver angustiado com dor ou um dente estiver frouxo, leve-o ao dentista porque talvez ele tenha danificado o nervo. Se o dente estiver mexendo, o dentista poderá decidir extraí-lo para que ele não se torne um risco de asfixia.

Dentes rachados, rachaduras fazem parte da infância?

Os dentes de leite são mais facilmente danificados do que os dentes permanentes, já que a coroa (a parte do dente que é visível) é bem mais longa do que a raíz, fazendo com que eles sejam mais frágeis do que os dentes permanentes. No entanto, se o seu bebê rachou um dente, mas não parece muito aflito, não há necessidade de correr para o dentista – embora ainda assim seja boa ideia marcar uma consulta, para conferir. 

O dentista conseguirá assegurar não haver nenhum outro dano, que possa ter passado despercebido.

Como posso minimizar a chance do meu bebê danificar os seus dentinhos?

Tornar a casa à prova de bebês, protegendo os cantos afiados, pode ajudar a reduzir a probabilidade de uma visita de emergência ao dentista. Você também pode colocar tapetes de borracha sobre os pisos duros como uma precaução adicional.

O que fazer se meu filho perder um dente permanente?

Para crianças mais velhas que perderam um dente permanente, é ainda mais importante tomar medidas imediatas. Ache o dente, segure-o pela parte de cima ou pela coroa, não pela raiz, e solte-o (sem lavar) em leite para mantê-lo úmido. A Associação Dental Americana sugere aos pais tentarem colocar o dente permanente de volta em sua cavidade sem tocar na raiz. Se você conseguir fazer isto, peça à sua criança para morder numa gaze enquanto você toma as providências para consultar o dentista. Se você não conseguir, leve imediatamente o dente junto com o leite ao dentista.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

Resumo

Quando os primeiros dentes do seu bebê terminam de nascer, a última coisa que você espera é que ele quebre ou perca um deles. No entanto, esse tipo de situação pode acontecer. Seja por uma queda de bicicleta, um acidente em casa, ou por uma bolada recebida na boca, o impacto pode ser causar a perda do dente ou partes deles, colocando a criança em uma situação nada agradável. Mantenha a calma e saiba o que fazer em situações como essa.

Fontes 

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie