Roséola infantil: causas, sintomas e tratamento
O que é roséola?
A roséola é uma doença viral comum, geralmente leve, que pode afetar bebês e crianças pequenas, ou seja, entre 6 meses e 2 anos de idade. Às vezes é chamada de sexta doença, ou roséola infantil; E, geralmente não é algo que você tem que se preocupar.
A roséola geralmente causa febre por alguns dias, seguida de erupção cutânea. No entanto, em casos leves, você pode nem notar os sintomas. Continue lendo e conheça os sintomas e sugestões mais importantes que permitirão avaliar quando é hora de entrar em contato com seu médico.
Causas da roséola
Roséola é uma infecção causada por duas cepas comuns de herpes humano. Bebês entre 6 e 15 meses de idade correm maior risco de contrair roséola porque seus corpos ainda não desenvolveram os anticorpos que poderiam ajudá-los a combater os vírus.
No entanto, a doença pode comumente afetar crianças de até dois anos de idade. (Lembre-se de que os recém-nascidos ainda têm os anticorpos que receberam da mãe enquanto estavam no útero.)
Quais são os sintomas da roséola?
Se o seu filho foi infectado, os sintomas visíveis podem levar de uma a duas semanas para aparecer. Embora possa não haver sintomas, alguns deles podem incluir:
Febre alta que começa abruptamente e pode chegar a 40º.
Dura de três a cinco dias e depois desaparece abruptamente.
Erupções cutâneas
Glândulas inchadas no pescoço
Dor de garganta
Secreção nasal
Tosse
Irritabilidade
Diarréia
Falta de apetite
Pálpebras inchadas
Em relação às erupções cutâneas, você deve saber que aproximadamente 2-4 dias após adoecer, a febre da criança diminui e uma erupção cutânea aparece. Na maioria dos casos, esta erupção cutânea:
Começa no tronco e se espalha para os braços, pernas, pescoço e rosto.
É rosa ou róseo na cor.
Você tem pequenas feridas que estão ligeiramente levantadas.
Dura de algumas horas a 2 a 3 dias.
Geralmente não coça.
Tratamento para roséola
É importante que você saiba que o tratamento para roséola será definido pelo seu médico com base em:
A idade, a saúde e o histórico médico do seu filho
A gravidade da doença
A tolerância do seu bebê para medicamentos, procedimentos ou tratamentos específicos
Lembre-se de que o tratamento ajudará a diminuir a gravidade dos sintomas da roséola. Por se tratar de uma infecção viral, não há cura para esta doença.
A roséola é contagiosa?
Roséola é contagiosa, mesmo na ausência de erupção cutânea. Pode ser transmitida pela saliva (por exemplo, compartilhando um copo com alguém infectado) ou pela respiração (tossindo ou espirrando). O período contagioso ocorre durante a febre.
Para evitar que seu bebê pegue roséola, mantenha-o fora de contato com pessoas infectadas. Se o seu bebê esteve em contato com alguém que teve roséola, fique atento aos sintomas do vírus.
Além disso, tenha em mente que seu filho pode ter sido exposto sem o seu conhecimento. Lembre-se de que, embora nunca seja bom estar doente, a roséola é uma doença que a maioria das crianças pega.
Os adultos também podem obter roséola. Em um adulto saudável, os sintomas da roséola tendem a ser leves. Mesmo assim, os adultos podem espalhar roséola para as crianças. É por isso que, se alguém da casa contraí-lo, você deve garantir que todos lavem as mãos regularmente, para evitar o contágio.
Roséola geralmente não é motivo de alarme. Esta é uma doença comum na infância, seu bebê provavelmente se recuperará em breve, então deixe-o descansar e vá com calma.
Resumo
A roséola é uma doença viral comum, geralmente leve, que pode afetar bebês e crianças pequenas, ou seja, entre 6 meses e 2 anos de idade. Às vezes é chamada de sexta doença, ou roséola infantil; e geralmente não é algo que você tem que se preocupar. A roséola geralmente causa febre por alguns dias, seguida de erupção cutânea. No entanto, em casos leves, você pode nem notar os sintomas.
Fontes
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
Nemours KidsHealth. (s.f.). Roséola. A Fundação Nemours. Acessado em 20 de junho de 2022 https://kidshealth.org/es/parents/roseola.html
Saúde Infantil de Stanford. (s.f.). Roséola. Acessado em 20 de junho https://www.stanfordchildrens.org/es/topic/default?id=roseola-90-P05649
Medline Plus. (8-10-2021). Roséola. National Library of Medicine Medline Plus Informações de saúde para você.Acessado em 20 de junho https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/000968.htm
Junta-se a comunidade Pampers