O que é a dermatite em bebês?

A dermatite atópica é uma condição cutânea que inflama a pele, resultando na produção de eczema no seu bebê. Esse problema de pele é um dos mais frequentes e costuma ocorrer nos dois primeiros anos de vida.

Como saber se o meu bebê tem dermatite atópica

Se você notar esses sinais no seu bebê, eles podem ser os primeiros indícios de que ele tem dermatite atópica. Lembre-se de consultar o seu médico para que ele possa dar um diagnóstico preciso ao seu bebê:

  • Problemas para conciliar o sono.

  • Pele seca, apesar de estar constantemente hidratada.

  • Descamação cutânea.

  • Podem surgir placas vermelhas no queixo, bochechas, braços e abdômen.

  • Coceira e necessidade de se coçar nas áreas com eczema.

Transtornos cutâneos mais comuns em recém-nascidos e lactentes

A pele do recém-nascido apresenta características únicas que desempenham um papel fundamental na regulação da temperatura e na proteção contra infecções. Durante essa fase da vida, existem algumas condições cutâneas benignas e transitórias que merecem destaque, pois, na maioria dos casos, apenas tranquilizar os pais é suficiente para evitar o uso desnecessário de produtos(1). Entre as mais comuns, estão as dermatoses, os transtornos vasomotores, lesões cutâneas relacionadas ao parto e manchas de nascimento vasculares e pigmentadas(2).

Dermatoses: condições benignas da pele do recém-nascido

Eritema Tóxico Neonatal

Também conhecido como exantema toxo-alérgico do recém-nascido, o eritema tóxico neonatal é uma erupção cutânea benigna e autolimitada. Essa condição afeta aproximadamente um em cada três recém-nascidos, sendo menos comum em prematuros.

Geralmente, o eritema surge entre 24 e 48 horas após o nascimento e desaparece espontaneamente em 7 a 10 dias, embora em alguns casos possa persistir por semanas ou apresentar recorrências.

As lesões aparecem principalmente no rosto, pescoço, costas e, em menor intensidade, nos braços e pernas. Caracterizam-se por máculas avermelhadas extensas com pápulas ou pequenas pústulas na superfície.

Curiosamente, as palmas das mãos e as plantas dos pés costumam ser poupadas. Durante sua evolução, as lesões podem mudar de localização, o que é considerado parte natural do processo.

Dermatite atópica em bebês: Causas

Se o seu bebê apresenta eczema, pode ser devido a vários fatores, seja pelo ambiente ou pelos genes da família, e além disso, não costuma ser contagioso. Se ocorre por herança familiar, ocorre junto a outras condições alérgicas, como asma e rinite alérgica.

Como evitar a dermatite atópica em bebês: Tratamento

Existem remédios para tratar a dermatite atópica, lembre-se de que são apenas recomendações e, se quiser experimentar algum, consulte seu médico, que indicará o que é correto. Algumas dicas são:

  • Cortar e manter as unhas limpas, para evitar que seu bebê se coce e cause uma infecção.

  • Vesti-lo com roupas de algodão e ter cuidado com etiquetas de roupas.

  • Dar banho no bebê duas ou três vezes por semana, usando água morna e mantendo o banho curto.

  • Usar sabonetes suaves e evitar o uso de esponjas.

  • Manter o bebê hidratado após o banho.

  • Trocar as fraldas com frequência para evitar irritações.

  • Oferecer uma dieta saudável.

Algo que seu bebê usa dia e noite são as fraldas. Por isso, na Pampers®, nos asseguramos de oferecer a maior segurança e conforto para o seu bebê. Você pode obter isso com as Fraldas Pampers® Premium Care para Recém-Nascido, que incluem um indicador de umidade e são bem macias.

Dermatite atópica em bebês: quando procurar um médico

Você deve procurar imediatamente seu médico se seu pequeno apresentar alguns dos seguintes sintomas:

  • Febre.

  • Vermelhidão e calor na área ou ao redor da parte infectada.

  • Presença de bolhas cheias de pus.

  • Presença de vesículas ou úlceras na pele.

  • Mudança ou piora no eczema.

Agora você sabe mais sobre a dermatite atópica, suas causas e algumas recomendações para tratá-la. Continue examinando o corpo do seu bebê diariamente para observar o progresso ou a recuperação. 

Procure manter a calma junto com seu bebê e siga as orientações do seu médico para melhorar seus dias e para que vocês possam continuar aproveitando juntos essa rotina.

Isso também pode te interessar

Consentimento de cookie