Conversa de berço

Como lidar com bebês que conversam sozinhos antes de dormir

Durante os primeiros meses de vida, muito do que a criança faz é mamar, sujar as fraldas e dormir. O sono do bebê é muito importante para o seu desenvolvimento e deve ser saudável e tranquilo.

Muitos pais se preocupam quando o filho está aparentemente dormindo demais ou de menos. Ainda que exista um padrão, alguns bebês simplesmente dormem mais do que outros. Há os que durmam a noite toda, sem interrupções, enquanto outros acordam de hora em hora. Durante a infância, a criança vivencia constantes modificações no sono que refletem seu grau de maturidade e desenvolvimento do sistema nervoso central.

Os bebês dormem, em média, 15 a 16 horas por dia, incluindo o sono profundo da noite e as sonecas de dia, até por volta do terceiro mês de vida. Porém, eles não têm ciclos regulares de sono até completarem seis meses, segundo a Academia Americana de Pediatria. Para saber mais,  você também pode ler Rotina do sono do bebê

Bebê falando sozinho no berço, como lidar?

O seu filho fala quando ele está sozinho na cama? Calma! Queremos te contar que seus monólogos podem ajudá-lo a fazer sentido no seu dia. Pelo menos, essa é a teoria de Katherine Nelson, uma psicóloga da Universidade da Cidade de Nova York. Nelson e seus colegas estudaram "conversas de berço" e acharam isso muito importante.

O que seria conversa de berços?

Experiências do novo mundo

As evidências deles mostram que crianças pequenas que conversam com elas mesmas estão recriando o seu mundo pela releitura e interpretação de experiências fundamentais, como ser deixado na creche ou conhecer um novo animal de estimação. Ao falar sobre essas experiências, a criança encontra significado nelas e isso, por sua vez, aumenta o seu senso de autodesenvolvimento.

Respeite essa conversa antes de dormir

Ouça e aprenda

Essas reflexões especiais fazem parte de crescentes habilidades emocionais e cognitivas do seu filho. Então, escute o que ele tem a dizer, sem interromper. Não se surpreenda se você ouvir sua própria voz de repreensão ou uma imitação da sua conversa de conforto. Ele falará sobre tudo o que aconteceu com ele, o que inclui, naturalmente, o que se passa em sua família.

Dicas para criar uma rotina de sono

Durante o dia, não se preocupe em deixar a casa silenciosa enquanto descansa.

O recém-nascido precisa se acostumar à rotina da família. Ele poderá cochilar com sons do cotidiano, como janelas abrindo, pessoas conversando e crianças brincando.

Para acostumá-lo a dormir sozinho, boa ideia é colocá-lo no berço enquanto ainda estiver acordado ou assim que acabar de se alimentar. Pode ser mais fácil fazer isso quando ele começar a ficar alerta com mais frequência ou por mais tempo.

Para que o bebê durma tranquilo durante a noite, algumas atitudes podem ajudá-lo:

  • Reduzir a iluminação do ambiente

  • Falar pouco ou em voz baixa

  • Colocar o bebê no berço assim que ele estiver alimentado, de banho tomado e fraldas trocadas

  • Não trocar a roupinha do bebê, a não ser que seja preciso

  • Não brincar com o bebê

  • Ler uma historinha

  • Cantar uma canção

  • Dar beijinhos e abraços

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie