A primeira palavra do bebê

Primeiras palavras: quando o bebê começa a falar?

A primeira palavra do bebê é um dos momentos mais aguardados pelos pais. Afinal de contas, é a partir dali que eles aprimoram o desenvolvimento da fala, podendo contar como estão se sentindo e o que os incomoda. Embora esse processo aconteça por volta dos 12 meses, ele se inicia muito antes.

A partir dos 2 a 3 meses de vida o bebê começa emitir alguns sons (angu, guu, bá), muitas vezes olhando fixamente o rosto dos pais falando, tentando imitar e comunicar-se verbalmente. Estes sons emitidos são ouvidos pelo próprio bebê e assim começa o desenvolvimento da fala.

Com 6 meses, estará balbuciando, aos 9 meses formula palavras bilabiais como “dada” e a partir de 1 ano pode estar falando palavras como mamãe, vovô. Algumas crianças começam a falar próximo dos 2 anos e se isso não acontecer precisará ser avaliado pelo pediatra e pela fonoaudióloga.

Falar, cantar, contar histórias estimula a fala; mas é muito importante que as palavras sejam ditas corretamente. Utilizar-se de fala infantilizada ou errada não é uma boa prática para o desenvolvimento da criança.

Como estimular a fala do bebê?

Ele pode adicionar novas palavras ao seu vocabulário por volta do seu primeiro aniversário. Estas dicas ajudarão seu bebê falante.

1. Aumente a conversa com seu bebê

Simplesmente conversar com seu bebê ensina a ele novo vocabulário e incentiva as primeiras palavras. Narre constantemente suas tarefas diárias ou quando estiver em um novo ambiente, para apresentar a ele novas palavras.

2. Repita os assuntos

Siga os interesses de seu filho e deixe-o guiar você ao decidir sobre o que conversar. Por exemplo, se seu filho estiver observando um cachorro e balbuciando, converse sobre isso e repita a palavra “cachorro” enquanto aponta para o animal.

3. Concentre-se em rotinas e repetição

Atividades diárias, como banho, refeição e troca de fraldas são as oportunidade ideal para ter as mesmas conversas com seu bebê, todos os dias. Durante estas ocasiões, ele começará a pegar as principais palavras e frases, e as associará com a atividade.

4. Modelo de fala para seu bebê

Para ajudar seu bebê a formar as habilidades de linguagem, fale em frases curtas e lentas, e espere que ele tente repetir, quando estiver pronto. Ajude-o a reconhecer objetos e palavras pela brincadeira.

Apenas se lembre de que algumas crianças começam a falar cedo, e outras tomam mais tempo para expressar suas primeiras palavras. Seu bebê estará fluente com as palavras antes que você se dê conta!

Aprimoramento do aprendizado da linguagem

Quando o bebê começa a falar, ele fica tão encantado com essa nova habilidade que começa a apontar para os objetos a fim de descobrir o nome deles. Responda às questões e nomeie cada coisa para ajudá-lo a ampliar seu vocabulário.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

Resumo

A primeira palavra do bebê é um dos momentos mais aguardados pelos pais. Afinal de contas, é a partir dali que eles aprimoram o desenvolvimento da fala, podendo contar como estão se sentindo e o que os incomoda. Embora esse processo aconteça por volta dos 12 meses, ele se inicia muito antes.

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie