Tabela de crescimento do bebê: como ler?

As crianças vêm em todas as formas e tamanhos, e cada uma cresce em seu próprio ritmo. Nas consultas pediátricas regulares, o médico anotará algumas medidas em um gráfico de crescimento para garantir que tudo esteja indo bem.

O gráfico pode parecer complicado, mas seu pediatra o ajudará a entender essa ferramenta útil e o que significam os resultados. Para facilitar, mostramos a seguir como ler um gráfico de crescimento do bebê e interpretar os resultados.

Quais são as tabelas de crescimento do bebê?

As tabelas de crescimento do bebê são ferramentas usadas pelos médicos para monitorar a saúde geral do seu filho. Eles avaliam como você está crescendo em comparação com outras crianças da mesma idade e sexo e mostram como você está se desenvolvendo ao longo do tempo. Os padrões de crescimento usados ​​para bebês com menos de dois anos são baseados no seguinte:

  • Circunferência da cabeça: É a distância ao redor da maior parte da cabeça. Indica como o cérebro do bebê está crescendo.

  • Peso por comprimento: Meça o peso e o comprimento (altura) do bebê.

  • Peso para a idade: Controle o peso do bebê em uma idade específica.

  • Comprimento por idade: Meça o comprimento (altura) do bebê em uma idade específica.

  • O pediatra infantil utilizará tabelas de crescimento diferenciadas para meninos e meninas, além de tabelas específicas para bebês menores e maiores de dois anos.

Resumo

O pediatra usará gráficos de crescimento (especificamente para meninos, meninas e algumas faixas etárias) para monitorar o desenvolvimento de seu filho ao longo do tempo. Estes incluem circunferência da cabeça, peso por comprimento (altura), peso por idade e comprimento (altura) por idade.

É útil saber que essas tabelas oferecem informações que o médico avalia no contexto de outros marcos de desenvolvimento e fatores genéticos do bebê. Você pode encontrar e baixar as tabelas abaixo.

Quando e como os bebês são medidos?

Você provavelmente escolheu o pediatra durante a gravidez. A visita inicial do seu bebê ao consultório será alguns dias após o nascimento ou logo após você sair do hospital. A partir dessa primeira consulta, o acompanhamento do crescimento do bebê passará a fazer parte da rotina de cada consulta, independentemente de ter um mês ou um ano de vida.

No início, os exames do bebê são feitos a cada poucas semanas. A partir daí, eles são programados a cada poucos meses até que ele complete um ano de idade. O médico dirá se você precisa vê-lo com mais frequência e quando serão as próximas consultas. Não hesite em colocar as suas dúvidas sobre a saúde e o desenvolvimento do bebé: o pediatra é o seu parceiro, por isso irá ajudá-la a resolver qualquer problema que surja.

A seguir, mostramos como os bebês geralmente são pesados ​​e medidos:

  • Circunferência da cabeça: O médico colocará uma fita métrica macia ao redor da parte mais larga da cabeça do bebê, de cima das sobrancelhas até a nuca, passando pelas orelhas.

  • Comprimento: Medir o comprimento (também chamado de altura) de um bebê se contorcendo pode ser complicado, mas os pediatras são especialistas nisso. Ele colocará seu filho em uma mesa plana e esticará suavemente as pernas para obter uma medida precisa, do topo da cabeça à planta dos pés.

Peso: O pediatra pedirá para você despir o bebê e colocá-lo em uma balança específica para obter a leitura mais precisa.

Resumo

O pediatra pesará e medirá seu filho a cada visita regular. Você medirá ao redor da cabeça do bebê, acima das orelhas, para determinar a circunferência da cabeça. Ele ou ela também medirá do topo da cabeça até a parte inferior dos pés para determinar o comprimento (altura) e pesará o bebê nu em uma balança específica.

Você pode estar se perguntando o que acontecerá nas consultas pediátricas regulares do seu bebê. Aqui você encontrará informações para se preparar.

Você também pode usar nosso gráfico de crescimento para meninos e meninas se quiser entender melhor o desenvolvimento do seu filho.

Como você lê um gráfico de crescimento do bebê?

Depois de fazer as medições, você pode estar olhando para o gráfico de crescimento do bebê e sem saber como interpretá-lo. O pediatra ajudará você a entender os resultados do seu filho e a plotá-los no gráfico no exame de saúde; Enquanto isso, aqui está um guia rápido sobre como ler esses gráficos. Lembre-se que você deve usar as tabelas de crescimento para meninos ou meninas de acordo com o sexo de seu filho.

Medição da circunferência da cabeça

  • Embora esses gráficos pareçam algo que apenas Einstein poderia decifrar, eles são realmente muito simples de ler quando você pega o jeito. Para encontrar as medidas da circunferência da cabeça do seu bebê no gráfico de crescimento, siga estas etapas:

  • Encontre a idade da criança (em meses) no topo da tabela. Apenas alguns meses foram numerados, mas todos são representados por uma linha vertical.

  • Encontre a medida da circunferência da cabeça do seu bebê no lado esquerdo. As medidas são fornecidas em polegadas e centímetros.

  • Siga essas linhas horizontais e verticais até que elas se cruzem. Na maioria dos casos, eles o farão em uma linha curva.

  • Siga a linha curva para a direita até o final, e aqui você verá um número em um fundo branco. Este número indica as medidas da circunferência da cabeça do seu bebê no gráfico de crescimento.

Tabela de crescimento para meninas: circunferência da cabeça

Resumo

No exemplo acima, a menina tem 3 meses e um perímetro cefálico de 40 cm. De acordo com o gráfico de crescimento, esse bebê está no percentil 50, o que significa que metade das meninas de 3 meses tem cabeça maior e metade tem cabeça menor.

Calcule peso vezes comprimento

Agora que você encontrou as medidas da circunferência da cabeça do seu bebê no gráfico de crescimento, será mais fácil fazer o mesmo com o peso. Siga esses passos:

  • Encontre o comprimento do seu filho em polegadas ou centímetros na parte inferior da grade.

  • Encontre o peso do seu filho (em libras ou quilogramas) no lado esquerdo da grade.

  • Siga as linhas horizontais e verticais dessas duas medidas até que elas se cruzem na curva de crescimento.

  • Siga a linha curva até o final para encontrar o percentil de peso para comprimento de seu filho no gráfico de crescimento.

Tabela de crescimento para meninos: peso por comprimento

Resumo

No exemplo acima, a criança pesa 4,5 kg e tem 53,3 cm de altura. De acordo com a tabela de crescimento, esse bebê está no percentil 90, o que significa que 90% das crianças desse comprimento (altura) pesam menos e 10% pesam mais.

Comprimento por idade

Para determinar o comprimento (altura) do bebê por idade no gráfico de crescimento, siga estas etapas:

  • Encontre o comprimento do seu filho (em polegadas ou centímetros) no lado esquerdo da grade.

  • Encontre a idade de seu filho (em meses) na parte inferior da tabela.

  • Siga as linhas horizontais e verticais até que elas se cruzem na curva de crescimento.

  • Siga a curva até o final, onde os percentis são escritos em um fundo branco sombreado.

Tabela de crescimento para meninas: comprimento por idade

Resumo

No exemplo acima, a menina tem 18 meses e mede 80 cm. De acordo com a tabela de crescimento, este bebê tem 10 de comprimento (altura), o que significa que 10% das crianças de sua idade são mais baixas e 90% são mais longas (mais altas).

Peso por idade

Por fim, use o gráfico de crescimento do bebê para monitorar o peso. Siga esses passos:

  • Encontre o peso do seu filho (em libras ou quilogramas) no lado direito da grade.

  • Encontre a idade de seu filho (em meses) no topo da tabela.

  • Siga essas horizontais e verticais até que elas se cruzem na linha curva.

  • Siga a linha curva até o final, onde os percentis são escritos em um fundo branco sombreado.

Tabela de crescimento para meninos: peso por idade

Resumo

No exemplo acima, a criança tem 12 meses e pesa 10 kg. De acordo com a tabela de crescimento, esse bebê está com 75 anos, o que significa que 75% das crianças de um ano pesam menos e 25% pesam mais.

Como os percentis do gráfico de crescimento do bebê são interpretados?

O pediatra é quem melhor pode explicar esses resultados para você. Lembre-se de que os gráficos mostram padrões de crescimento típicos para meninos e meninas e que há uma ampla gama de resultados saudáveis. Não existe um resultado ideal quando visto individualmente, embora o ideal seja que seu filho siga o mesmo padrão de crescimento (linha curva) ao longo do tempo. Como resultado, sua altura e peso aumentariam proporcionalmente.

O que são percentis?

O gráfico de crescimento do bebê mostra em que percentil seu filho está em comparação com outras crianças da mesma idade e sexo. Os percentis são mostrados como linhas curvas. A seguir, mostramos outro exemplo e sua explicação:

  • Se seu filho está no 70º percentil (em 100) de comprimento para idade, isso significa duas coisas:

  • 70% dos bebês da mesma idade e sexo são mais baixos que o seu bebê.

  • Os 30% restantes são mais altos.

No entanto, este ponto não mostra o quadro completo. O médico avaliará diferentes valores ao longo do tempo para determinar a tendência de crescimento do bebê em comparação com a curva de crescimento média no gráfico. Tente não ficar muito preso a nenhum número. Existem muitos tamanhos e comprimentos saudáveis.

Além disso, muitos fatores influenciam como as crianças crescem, incluindo genética, fatores ambientais, nutrição, níveis de atividade e condições de saúde. Outra coisa a ter em mente é que os bebês têm surtos de crescimento, embora isso possa variar de criança para criança.

Por exemplo, bebês amamentados e alimentados com fórmula crescem em padrões ligeiramente diferentes. Os bebês amamentados tendem a ganhar peso mais lentamente do que os bebês alimentados com fórmula, enquanto os bebês alimentados com fórmula têm surtos de crescimento mais longos e ganham peso mais rapidamente após os 3 meses de idade.

Com todos esses fatores em jogo, é importante avaliar os percentis ao longo do tempo com o pediatra.

Conselho

À medida que seu bebê cresce, o tamanho da fralda muda. Dê uma olhada em nossa tabela de tamanho e peso de fraldas para garantir que você use uma opção adequada e não tenha vazamentos ou estouros. Faça o teste abaixo para descobrir se o seu bebê tem o tamanho ideal.

E se o padrão de crescimento do meu bebê mudar?

Um padrão de crescimento diferente nem sempre indica um problema. Seu filho pode estar apenas crescendo, por isso é importante observar esses percentis ao longo do tempo.

No entanto, o pediatra também estudará as alterações desse padrão para descartar qualquer problema. Um bebê saudável e bem nutrido geralmente cresce a uma taxa bastante previsível. Qualquer alteração nessa taxa pode ajudar o médico a detectar e resolver qualquer problema de alimentação, desenvolvimento ou saúde.

E se meu bebê estiver acima ou abaixo da média?

A maioria das crianças situa-se entre os percentis 3 e 97 nas tabelas de crescimento para perímetro cefálico, peso e comprimento (altura). Se seu filho não estiver entre esses valores, lembre-se de que há muitos fatores em jogo. O médico irá considerar outros marcos de desenvolvimento e genética familiar.

Os percentis do gráfico de crescimento do bebê não são como um teste de álgebra. Só porque seu filho está no 50º percentil não significa que haja um problema; na verdade, esse número significa que está bem no meio da média. O mais importante é ver como seu filho cresceu com o tempo.

Além disso, algumas famílias podem ter bebês que crescem rapidamente, enquanto outras têm bebês mais lentos e estáveis. Independentemente do que apareça no gráfico de crescimento, tente não se preocupar e mantenha essas diferenças em mente durante o desenvolvimento. Se o médico determinar que seu bebê está acima do peso, pesa muito pouco e está crescendo muito rápido ou muito devagar, confie que seu filho está bem cuidado e siga suas recomendações.

 PERGUNTAS FREQUENTES

Pergunta frequentes

O gráfico de crescimento do bebê rastreia quatro medidas padrão à medida que seu filho cresce e se desenvolve: circunferência da cabeça, peso por comprimento, peso por idade e comprimento por idade. Você pode verificar as medidas do seu filho em um gráfico de crescimento para determinar o percentil.

Conclusões

Os gráficos de crescimento do bebê, sejam meninos ou meninas, podem ser confusos à primeira vista. No final, é sempre melhor consultar os percentis desse gráfico com o pediatra ao longo do tempo e evitar comparar seu filho com outras pessoas. Em vez disso, concentre-se em tudo o que seu filho está crescendo.

Se o médico disser que está tudo bem, você pode se orgulhar do seu progresso, independentemente do valor no gráfico. Na verdade, você provavelmente ficará feliz (e um tanto surpreso) ao ver o tamanho do seu bebê em comparação com o dia em que nasceu.

É uma máquina de movimento, ritmo e crescimento. Eles ainda têm muito o que viver juntos: vê-lo engatinhar, andar, ouvir as primeiras gargalhadas e ajudá-lo a desenvolver suas habilidades motoras.

Fontes

Kids Health: Gráficos de crescimento

Healthy Children: Seguimento do peso e medidas do seu be

Healthy Children: Gráficos de crescimiento: explicamos os percentuais

Clinica Maio: Quanto o meu bebê vai crescer no primeiro ano?

Tabelas de padrões de crescimento (OMS)

AGAPAP: O novo padrão de crescimento infantil da OMS

Healthy Children: Visitas ao pediatra: o primeiro ano

Clinica Maio: Controle da criança saudável: O que esperar durante os controles de rotina

Consentimento de cookie