O que dar de comer a uma criança de 2 anos
Tudo sobre como você alimentar seu bebê de dois anos para ele crescer saudável e fortinho
A taxa de crescimento de seu filho de dois anos foi reduzida, então ele não precisa de tanta comida quanto você acha. Ele também tem opiniões fortes sobre o que quer comer (e onde e quando comerá, assim como em qual prato). Se quiser saber, leia também: Nutrição da criança pequena: decidindo só
Aceite: você não pode ganhar
Se você ceder tranquilamente a estes hábitos minuciosos, seu filho não lutará muito por eles. Insistir em seu jeito apenas tornará a batalha muito mais importante para ele. Por isso, não pergunte o que ele quer comer: é muito poder para uma criança lidar. Você faz a escolha com alimentos normais, que as crianças gostam.
Faça seu filho comer à mesa. Pessoas que comem no mesmo horário e lugar geralmente obtêm a melhor nutrição e ficam em melhor forma física. Estabeleça este bom hábito no começo. Não faça refeições no carro ou na cama, e sempre longe da TV. Se seu filho não beber muito leite, de cálcio na forma de queijo ou iogurte. Ele deve ter abandonado completamente a mamadeira, agora.
Evite brigar por comida
Se seu filho de dois anos se recusar a comer qualquer coisa que você puser diante dele, o confronto direto não levará você a lugar algum. Em vez disso, tente estes métodos:
Retire-o da mesa e tente novamente depois de algumas horas, na próxima refeição.
Comece com um lanche nutritivo, como queijo e bolachas, água e sal, ou frutas. Coloque em uma bandeja e junte-se a ele.
Se ainda assim ele recusar, tire-o da cadeira novamente e não se preocupe. Nenhuma criança saudável, mesmo que tenha dois anos, passou fome.
Se ajuste com a creche
Pergunte à creche sobre os hábitos alimentares do seu filho durante o dia. As crianças aprendem em diferentes ambientes, e há muita variação entre as dietas infantis. Se possível, pare para almoçar com seu filho de vez em quando.
Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
LEIA MAIS SOBRE Atividades para crianças
Junta-se a comunidade Pampers