Dificuldades de desfralde
7 sinais de que seu filho está pronto para deixar as fraldas
Quando se trata do treinamento do penico ou o processo de desfralde, a paciência geralmente é recompensada. Muitos pais acham que o melhor plano é esperar até que o filho mostre sinais de prontidão, em vez de ceder à pressão de amigos ou familiares para iniciar o processo muito cedo ou fazer com que o filho seja treinado até uma determinada idade ou prazo.
Continue lendo para descobrir alguns dos sinais de que seu filho está se preparando para começar o desfralde, como preparar seu filho para o treinamento do penico e como realmente começar o treinamento do penico.
Sinais de que seu filho está pronto para o desfralde
Um ponto importante a lembrar é que não existe uma “idade certa” para quando começar o treinamento do penico - um processo que requer que seu filho desenvolva um conjunto complexo de habilidades. Você conhece melhor seu filho e pode sentir quando chegar a hora certa. Aprender a usar o penico pode ser mais fácil e mais rápido quando seu filho tiver pelo menos 2 anos ou até um pouco mais.
Na verdade, em vez de se concentrar na idade, você pode observar melhor os sinais de que seu filho está se preparando para começar a usar o penico.
Quais são os sinais da transição das fraldas para o vaso ?
Aqui estão alguns sinais de que seu filho pode estar pronto para começar o treinamento do penico:
1- Seu filho mostra interesse em aprender a usar o penico/vaso e quer ser mais independente. Por exemplo, ele pode mostrar interesse fazendo perguntas se ver um membro da família indo ao banheiro.
2- Seu filho pode entender e verbalizar palavras sobre como usar o penico. Por exemplo, ele pode dizer "minha fralda está suja" ou "Preciso fazer xixi". Ele pode até dizer que precisa ir ao banheiro, mesmo que a fralda já esteja suja ou molhada.
3- Seu filho pode fazer a conexão entre ter vontade de fazer xixi ou cocô e usar o penico.
4- Seu filho pode seguir instruções simples e gosta de copiar seu comportamento, incluindo hábitos de banheiro.
5- Seu filho pode manter a fralda seca por pelo menos duas horas.
6- Seu filho pode entrar no penico, ficar nele o tempo suficiente para fazer xixi ou cocô e sair do penico.
7- Seu filho pode puxar para baixo as próprias fraldas, suas calças ou cuecas.
Entendendo as fases do treinamento do desfralde
Embora o treinamento precoce seja possível, estudos mostram que muitas crianças que começam a usar o penico antes dos 18 meses não são completamente treinadas até os 4 anos de idade. Em contraste, as crianças que não começam a treinar antes dos 2 anos de idade provavelmente serão totalmente treinadas para usar o penico antes dos 3 anos de idade.
As meninas tendem a estar prontas para usar o penico um pouco mais cedo do que os meninos, mas os sinais de prontidão para meninos e meninas são os mesmos.
Coisas que você pode fazer para preparar seu filho para usar o penico
Mesmo antes de você começar a notar os sinais de prontidão, existem etapas que você pode seguir para preparar seu filho para o treinamento do penico e ajudar a tornar a experiência bem-sucedida.
Lidar com algumas dessas etapas de treinamento pré-penico ajudará a familiarizar seu filho com o penico antes de começar a usá-lo. Isso também pode tornar o processo menos assustador e confuso para seu filho - o que, por sua vez, pode tornar o uso do penico mais fácil para você.
Aqui está o que você pode fazer para preparar seu filho para o treinamento do penico:
Pegue um penico para manter em casa, explicando em termos simples para que serve e como funciona. Ao escolher a cadeirinha do seu filho, talvez você possa deixar que ele escolha uma de que goste, para ajudá-lo a ficar mais animado com o penico.
Use palavras como “xixi” e “cocô” para familiarizar seu filho com o que está acontecendo quando você está usando o banheiro ou quando está trocando uma fralda suja.
À medida que seu filho fica um pouco mais velho e mais perto do treinamento real do penico (e você notou alguns dos sinais de prontidão mencionados acima), mostre a ele para onde vai o cocô da fralda e deixe-o colocá-lo no penico ou dar descarga no banheiro.
Se possível, deixe seu filho observar quando outros membros da família do mesmo sexo usam o banheiro.
Como começar o treinamento do penico
Depois de ver a maioria dos sinais de prontidão mencionados acima, é hora de começar o treinamento.
É uma boa ideia começar com o treinamento do intestino, antes de se concentrar no treinamento do penico. Quando seu filho está fazendo cocô ou prestes a fazer cocô. O xixi geralmente acontece durante o cocô, então crianças pequenas costumam ter dificuldade em distinguir. Uma vez que o treinamento intestinal esteja estabelecido e seu filho esteja normalmente fazendo cocô em sua cadeirinha, a maioria das crianças - especialmente as meninas - começará a relacionar cocô com urina e então poderá começar a entender a diferença entre eles.
Como você começará o treinamento do penico com foco no treinamento do intestino, os meninos geralmente aprendem a fazer xixi sentados. No entanto, eles podem aprender gradualmente a fazê-lo em pé. Imitar um irmão mais velho do mesmo sexo ou talvez papai pode ajudá-lo a aprender. Também há livros que você pode consultar que mostram como os meninos podem fazer xixi em pé.
Se você começou a preparar seu filho para o treinamento do penico com antecedência, provavelmente já tem uma cadeirinha em casa.
Os primeiros passos do treinamento do penico e desfralde
Depois que seu filho estiver familiarizado com a poltrona "dele", estas são algumas etapas que você pode seguir para começar a treinar o penico:
Deixe seu filho sentar no penico totalmente vestido enquanto você conversa com ele sobre o penico e para que serve.
Quando seu filho estiver sentado no penico sozinho, sem ser solicitado, você pode tentar fazer com que ele se sente lá sem a fralda. Não faça seu filho sentar no penico se ele não quiser.
Quando ele se sentir confortável com essa rotina, tente trocar a fralda enquanto ele está no penico. Se ele fez cocô, mostre como você joga o cocô no penico ou no banheiro.
Introduza o hábito de lavar as mãos sempre que seu filho sair do penico, mesmo que não tenha feito xixi ou cocô.
Uma coisa importante a lembrar é manter a experiência positiva e elogiar seu filho por todos os seus sucessos insignificantes. Se você puder tornar o treinamento do penico divertido , seu filho terá mais facilidade para fazer essa transição.
Quando atrasar o desfralde
Confie em seus instintos sobre se é ou não o momento certo para iniciar o treinamento do penico. Mesmo que seu filho esteja mostrando sinais de estar pronto para o treinamento do penico, você pode adiar a introdução dessa nova habilidade nas seguintes situações:
Se seu filho está doente
Se você está no meio de uma viagem
Por volta do nascimento de um irmão
Se seu filho está fazendo a transição do berço para a cama
Se você estiver se mudando para uma nova casa.
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE DESFRALDE
Como posso saber quando meu filho está pronto para o penico?
Cada criança é diferente e há vários sinais de prontidão, mas um bom primeiro sinal é quando seu filho começa a mostrar interesse pelo penico, por exemplo, fazendo perguntas sobre ele.
Outro sinal é quando ele parece ansioso para imitá-lo.
Qual é a idade normal para treinar no penico?
Geralmente é mais fácil esperar até que seu filho tenha pelo menos 2 anos de idade para começar a usar o penico. No entanto, cada criança é diferente e você saberá melhor se seu filho está pronto para começar um pouco antes dos 2 anos ou um pouco mais tarde. Fique atento aos sinais de que ela está pronta para começar a usar o penico. Os sinais incluem se ela sabe quando precisa fazer xixi ou cocô e quando sabe como subir e descer do penico.
18 meses é muito cedo para começar o treinamento do penico?
O treinamento precoce (antes dos 2 anos de idade) é possível, mas estudos mostram que a maioria das crianças que começam cedo leva mais tempo para treinar completamente.
Começar o treinamento do penico pode ser uma grande experiência de aprendizado para seu filho se ele estiver pronto para o próximo passo em direção a mais independência. Embora acidentes ocorram ao longo do caminho, ser paciente e positivo ajudará seu filho a aprender mais rapidamente e ter menos problemas com ele. Divirta-se e boa sorte!
Confira todas as fontes
Livro: Cuidando de seu bebê e criança pequena do nascimento até os 5 anos de idade, Brochura Sexta Edição - 2 de novembro de 2014 pela American Academy of Pediatrics (Autor)
Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista também:
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.