Dicas para o Parto
Tudo sobre os exercícios para estimular o parto normal
As técnicas que você aprende nas aulas para gestantes, para diminuir seu desconforto durante o parto, continuam valendo depois que você deu à luz - são também habilidades para a vida.
Estes métodos podem ajudá-la a relaxar durante a amamentação, ficar calma durante os momentos mais tensos da maternidade e até mesmo lidar com as dores emocionais e físicas da vida em geral.
É evidente que sua preocupação principal agora é facilitar seu parto, e estas técnicas a ajudarão com isso. Você pode descobrir que tais estratégias sozinhas reduzirão a dor de suas contrações. Ou você pode concluir que elas lhe permitem reduzir a quantidade de remédios que você precisa ou retardar o início de uma anestesia epidural, o que pode beneficiar seu bebê e seu progresso no parto.
Seguem algumas habilidades que você aprenderá para ajudá-la no parto e depois:
1. Balanço da pélvis
Benefícios para o parto: Reduz o desconforto nas costas durante o parto para ajudar o bebê a se mover para uma posição anterior, com a nuca na direção do abdome da mãe e o rosto na direção das costas da mãe.
Habilidade para a vida toda: alivia a dor na parte inferior das costas. Também fortalece os músculos abdominais e melhora a postura.
Como é feito o balanço da pélvis para gravidez
Embora você possa praticar o balanço da pélvis em quase todas as posições, o modo mais fácil de aprendê-la é de costas. Gire para o lado depois de fazer o exercício, para não ficar de costas por mais de alguns minutos. (ficar de costas aumenta a pressão sobre os vasos sanguíneos em sua pélvis, o que, por sua vez, pode reduzir o fornecimento de oxigênio e provocar tontura).
Deite-se de costas com os joelhos flexionados, pés apoiados no chão.
Balance a pélvis na direção do seu rosto, contraindo seus músculos abdominais e nádegas; uma pequena parte das suas costas deve ficar plana sobre o chão.
Balance a pélvis para a direção contrária do seu rosto e relaxe seus músculos; suas costas devem ficar levemente arqueadas.
Repita as etapas 2 e 3 dez vezes, em um lento movimento de balanço.
2. Relaxamento progressivo
Benefício para o parto:nEste "passeio pelo seu corpo" a ajuda a continuar relaxada entre as contrações e minimiza a dor causada por elas.
Habilidade para a vida: Deixa você relaxada sempre que se sentir tensa.
Como é feito o relaxamento proguessivo
Fique em uma posição confortável, deitada ou sentada em uma cadeira confortável.
Feche os olhos e respire fundo lentamente algumas vezes, inalando pelo nariz e soltando pela boca. (isso é chamado, às vezes, de respiração de limpeza). Enquanto faz isso, imagine que está respirando ar saudável e soltando a tensão.
Enquanto continua a respirar lentamente, contraia e solte os principais músculos de seu corpo, a partir de cima. Comprima os músculos em seu rosto por cinco segundos e depois solte.
Levante seus ombros, segure por cinco minutos e depois solte.
Comprima os músculos em seus braços e mãos, segure e depois solte.
Contraia seus músculos abdominais, segure e solte.
Contraia os músculos das pernas, segure e solte.
Termine com um par de respirações lentas e profundas, novamente recebendo ar pelo nariz e soltando pela boca, e abra seus olhos. Seus membros devem ter a sensação de estarem pesados e todo o seu corpo, relaxado.
3. Imaginação visual
Benefício para o parto:
Imaginação visual —criar um quadro em sua mente —a ajuda a permanecer calma durante e entre as contrações.
Habilidade para a vida: cria uma sensação de paz sempre que se sentir estressada.
Como é feita a imaginação visual
Você pode praticar a imaginação visual após o relaxamento progressivo ou independentemente.
Feche seus olhos e imagine seu lugar favorito no mundo.
Visualize as coisas que você veria se estivesse lá; imagine os sons que ouviria e "cheire" os aromas ao seu redor.
Aprecie a beleza e a serenidade do seu lugar favorito enquanto quiser.
4. Respiração lenta
Benefício para o parto:Ajuda você a relaxar e a se concentrar durante as contrações.
Habilidade para a vida: pode ser usada para relaxar sempre que estiver estressada, nervosa ou brava.
Como é feita respiração lenta
Comece a relaxar seu corpo e se concentrar em algo visualmente: Abra seus olhos e veja algo ou alguém perto de você ou feche seus olhos e imagine algo bonito.
Faça uma respiração de limpeza profunda, inalando pelo nariz e soltando pela boca.
Continue respirando pelo nariz e soltando pela boca, duas vezes mais devagar do que normalmente faria.
Agora comece a contar enquanto você inala e solta ("Dentro, dois, três... Fora, dois, três ou recite lentamente palavras tranquilizadoras enquanto você respira ("Eu... estou") e solta ("ficando... calma").
Termine com outra respiração de limpeza e depois relaxe. Você pode usar a respiração controlada por um longo período de tempo —durante a meditação, por exemplo —ou brevemente, para relaxar após eventos estressantes, como uma discussão com seu marido. Ao aplicar estes métodos, você descobrirá que se tornarão hábitos para a vida inteira, que podem ajudá-la a relaxar durante a amamentação, ficar calma durante os momentos mais tensos da maternidade e até mesmo lidar com as dores emocionais e físicas da vida em geral.
Você pode estar pensando o que mais do terceiro trimeste está por vir, ou já está interessada em mais conselhos sobre o parto.
Para saber mais sobre parto, leia também:
Resumo
As técnicas que você aprende nas aulas para gestantes, para diminuir seu desconforto durante o parto, continuam valendo depois que você deu à luz - são também habilidades para a vida.
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
Junta-se a comunidade Pampers