10ª Semana de Gravidez

Parabéns! Você chegou às suas 10 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Desenvolvimento do bebê em suas 10 semanas de gravidez

Na 10ª semana de gravidez, ocorre a formação óssea do bebê, assim como dos ouvidos, nariz e cotovelos. O bebê também já pode flexionar os braços.

Os olhos do seu pequeno também estão se desenvolvendo. A estrutura óptica básica está no lugar e as pálpebras estão começando a cobrir os olhos, os quais ainda se encontram nas duas laterais da cabeça.

Nesta fase de dez semanas, o coração do bebê está completamente formado e bate o dobro do que o coração da mamãe. Os dedos das mãos e dos pés estão mais longos, e nas pernas, os joelhos e tornozelos ainda estão se desenvolvendo.

Desenvolvimento do corpinho 

A partir das 10 semanas de gravidez deixamos de ter um embrião e passamos a ter um FETO. 

Durante o 3º (terceiro) mês de gravidez, o feto desenvolve-se rapidamente, adquirindo quase o dobro do seu tamanho. 

A cabeça é ainda relativamente grande e representa 1/3 do seu comprimento total. 

A testa é alta e proeminente. Os olhos passam de uma posição lateral para a região anterior da face. Um conjunto de pêlos e vibrissas crescem no lábio superior, mãos e sobrancelhas. 

Nesta fase da gravidez, o estômago do bebê produz sucos digestivos, existe uma maior quantidade de urina e, no caso de que seja um menino, o bebê começa a produzir testosterona.

Acompanhamento médico 

As consultas devem ser programadas uma vez por mês até os dois últimos meses de gravidez.Essas consultas regulares lhe dão a oportunidade perfeita para fazer perguntas e expressar suas preocupações. Além de realizar Ecografia (tranvaginal) e ver seu bebê evoluindo. À 10ª (décima) semana de gestação na ecografia (transvaginal) pode identificar-se

  • Ventrículos laterais e os plexos coroideus;( base do sistema nervoso) 

  • Aparecem pontos de ossificação na cara fetal que junto com as clavículas são os primeiros a identificar-se; 

  • Logo depois visualizam-se também os pontos de ossificação costais e vertebrais; 

  • Começa a visualizar-se a segmentação das extremidades podendo identificar-se os dedos no final da 10ª semana

  • No abdómen identifica-se a herniação fisiológica do intestino, que se finaliza até ao final da 12ª semana; 

  • A cavidade amniótica ocupa a maioria da cavidade coriônica, mas não contactam; 

  • Identifica-se bem o trofoblasto que será a futura placenta. 

Exames da 10ª semana 

 Os exames na gravidez são importantes para que o obstetra acompanhe o desenvolvimento e a saúde do bebê, assim como a saúde da mulher, já que interfere diretamente na gestação. Assim, em todas as consultas o médico avalia o peso da gestante, a pressão arterial e a circunferência abdominal, e indica a realização de alguns exames como exames de sangue, de urina, ginecológicos e ultrassonografias.  

Na 10ª semana da gestação é normal o médico pedir os seguintes exames:  

  1. Hemograma 

  2. Tipo sanguíneo e fator Rh 

  3. Glicose em jejum 

  4. Exames para identificar infecções - Sífilis,HIV, Rubéola, Citomegalovírus, Toxoplasmose,Hepatite B e C. 

É importante seguir todas as orientações médicas, e nessa fase o médico pode recomendar ácido fólico e/ou outros suplementos, justamente para manter seu corpo saudável e o bebê mais ainda. Para saber mais leia nosso artigo: Encontrando um bom Obstetra 

Seus sintomas nas 10 semanas de gravidez 

Mudanças em seu corpo 

Nessa fase, a barriga da mulher já pode ser vista. percebida e admirada, mas por conta do esticamento, é normal que ela sinta dores e incômodos na região da pelve, em um ou dois lados do abdômen, já que a musculatura vai se preparando para receber o bebê no parto.

Adicionalmente, é possível que os sintomas como enjoo matinal, constipação, fadiga intensa, micção frequente, azia, sensação de queimação no estômago e as flutuações emocionais características da gravidez persistam. Para obter mais informações sobre os sintomas da gravidez em cada fase, você pode explorar nosso guia detalhado intitulado; Sintomas de Gravidez

Sintomas e cuidados 

Na 10ª semana de gravidez, algumas dicas são necessárias para aliviar certos incômodos que podem surgir, como: 

  • Enjoo matinal: enjoos na gravidez acontecem devido às rápidas alterações hormonais no corpo da mulher e têm tendência a aparecer a partir da 4ª semana de gestação, podendo se repetir várias vezes ao longo do dia. Mantenha bolachas de água e sal, bolinhos de arroz ou mesmo chocolate no criado mudo e coma algo assim que acordar, para elevar sua taxa de açúcar no sangue antes de se levantar.

  • Fadiga: É natural sentir-se cansada durante a gravidez, especialmente no início, quando o hormônio progesterona está sobrecarregado e faz você se sentir esgotada. Seu corpo está trabalhando duro para sustentar seu bebê, então reserve bastante tempo para descansar e relaxar.

  • Dor nas costas: A dor nas costas pode ser causada por alterações hormonais, ganho de peso ou alterações na postura devido ao crescimento da barriga. Manter uma boa postura, dormir de lado e fazer alguma atividade física todos os dias pode ajudar a aliviar a dor.

Dica extra de cuidados e exercícios na gravidez 

 É hora de caminhar! 

Nesta etapa da gravidez, seu coração começa a bombear mais sangue pelas artérias. Na verdade, por volta da 32ª semana, você terá de 40% a 50% mais sangue em seu corpo, e a maior parte dele será enviada para o útero e a placenta. Tomar agora medidas para melhorar o fluxo sanguíneo pode ajudar a prevenir varizes mais tarde em sua gravidez. Caminhar diariamente, deitar do lado esquerdo, elevar as pernas (com os joelhos apoiados) e sentar sem cruzar as pernas podem ajudar a impedir que a circulação fique lenta. Para saber mais, leia nosso artigo: Exercícios durante a gravidez 

Aliviando os enjoos 

O enjoo na gravidez é um sintoma normal e pode ser tratado com medidas simples e caseiras.  A boa notícia é que no final deste período - 1º (primeiro) trimestre de gravidez - normalmente se acalmam alguns dos sintomas até aqui sentidos. Por norma, as náuseas desaparecem.No entanto, em alguns casos, o enjoo também pode durar toda a gravidez. Porém, tudo depende, toda gravidez é única. Leia também: Gravidez saudável  

Algumas formas naturais para aliviar os enjoos na gravidez são 

  1. Beber chá de gengibre  

  2. Chupar picolé de limão 

  3. Comer alimentos frios 

  4. Comer bolacha de água e sal  

  5. Beber 2 litros de água por dia

Outros possíveis sintomas nas 10 semanas de gravidez

Estes são os sintomas que você pode ter durante a 10ª semana de gravidez:

  • Náusea: Você não é o único que ainda sofre de náusea esta semana. No entanto, você logo começará a se sentir melhor. Esse problema geralmente desaparece durante o segundo trimestre. Algumas mães experimentam uma forma mais grave de náusea chamada hiperêmese gravídica. Se você acha que tem esta doença, consulte o seu médico.

  • Dor no ligamento redondo: De todos os sintomas de gravidez que você pode ter, este é um dos mais desconfortáveis. Os ligamentos redondos são encontrados na pelve e ajudam a sustentar o útero. À medida que o bebê cresce durante a gravidez, eles se esticam e amolecem. Se eles apertarem, você pode sentir dor em um ou ambos os lados do abdômen. Geralmente aparece ao mudar de posição na cama ou fazer exercícios intensos. Tente alongamento ou movimentos suaves para aliviar o desconforto. Se o problema não desaparecer ou for acompanhado de febre, consulte o seu médico.

  • Ganho de peso mínimo: Mesmo que suas roupas estejam um pouco mais apertadas, você pode ter ganhado muito pouco peso ou até perdido um pouco se estiver enjoado.

  • Exaustão: Não é à toa que você só quer dormir. O culpado é o aumento dos níveis do hormônio progesterona no corpo.

  • Dor de cabeça: Algumas mães sofrem de dor de cabeça às vezes. Se você tiver esse sintoma, deite-se em um quarto escuro e coloque uma garrafa de água fria na cabeça ou no pescoço para aliviar o desconforto. Consulte o seu médico se a dor não desaparecer ou se intensificar.

  • Alterações de humor: As alterações hormonais podem causar altos e baixos emocionais na 10ª semana de gravidez. Recomendamos conversar com amigos, assistir algo engraçado na TV ou fazer uma massagem. Neste último caso, certifique-se de escolher um massagista especializado em técnicas para gestantes.

  • Corrimento vaginal: É normal ter mais corrimento vaginal do que o normal, pois o volume sanguíneo e os níveis hormonais aumentam durante a gravidez. O nome técnico do fluxo é "leucorréia". Geralmente é de cor clara e inodoro. Consulte o seu médico se notar um odor forte, alterações de cor, coceira ou sangramento na área vaginal.

  • Acne: Se você não tinha acne antes de engravidar ou piorou agora, pode ser um dos sintomas da gravidez. Lembre-se de que, seja o que for, provavelmente desaparecerá quando o bebê nascer

Dicas para a mamãe 

  1. É um bom momento para começar a praticar atividades físicas como hidroginástica ou caminhada, sempre orientadas pelo obstetra. Isso ajudará a melhorar o tônus ​​​​e a força muscular, além de apoiar o corpo a lidar com as mudanças. 

  2. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  3. Assim que confirmar a gravidez, é necessário marcar uma consulta com o obstetra para definir o pré-natal da gravidez, esclarecer dúvidas e cuidados durante a gravidez. 

Resumo

Você chegou às suas 10 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Fontes 

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie