13ª Semana de Gravidez

Parabéns! Você chegou às suas 13 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga. 

Como funciona o crescimento do bebê durante a 13ª semana de gravidez

Nesta fase o intestino e os órgãos genitais do bebê já estão formados e ele até mesmo consegue urinar. Além disso, os   dedos foram as primeiras impressões digitais.

O  bebê demonstra uma atividade ativa, engolindo o líquido amniótico e começando a chupar o dedo, o que marca os primeiros sinais de sucção que desempenham um papel fundamental na  futura amamentação

Desenvolvimento do corpinho

Nesse estágio, o tamanho do feto é de cerca de 7,4 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de um pêssego. 

Nesta semana, a cabeça do bebê segue crescendo acentuadamente, fazendo com que ela seja desproporcional ao tamanho do resto do corpo. Um fato curioso é que alguns bebês, por já terem os pequenos dedinhos formatos, começam a chupá-los. Alguns pequenos traços de cabelo também já começam a aparecer. A partir dessa semana será mais do que normal sentir dores abdominais.

Normalmente, é uma boa fase da gravidez porque o bebê não para de crescer e a mãe começa a se sentir cada vez mais mamãe, visualizando cada pedacinho do seu pequeno e vendo a barriga crescer.  

Acompanhamento médico 

As consultas devem ser programadas uma vez por mês até os dois últimos meses de gravidez.Essas consultas regulares lhe dão a oportunidade perfeita para fazer perguntas e expressar suas preocupações.  Nesse período o médico deve continuar pedindo exames e verificando o crescimento do seu bebê. 

É muito importante ir ao médico e acompanhar o crescimento do bebê, além de monitorar os sintomas da mulher. Para saber mais leia nosso artigo: Encontrando um bom Obstetra  

Exames da 13ª semana

Normalmente nessa etapa se pede a ecografia (abdominal), que nada mais é do que um exame realizado através de uma sonda ecográfica que é colocada na região abdominal (via transabdominal) ou região vaginal (via transvaginal) da grávida. Trata-se de um exame não invasivo e indolor, ou seja, não provoca qualquer tipo de dor ou desconforto para a grávida e para o bebê.  

Nessa fase começa a ser difícil visualizar todo o feto ao mesmo tempo.  

A anatomia fetal pode ser visualizada ao pormenor, no entanto, algumas estruturas ainda não estão completamente formadas, nomeadamente as estruturas cerebrais, pois possuem um desenvolvimento e maturação ao longo da gravidez e mesmo nos primeiros meses de vida.  

Seus sintomas nas 13 semanas de gravidez 

Mudanças em seu corpo 

É natural, a mulher está um pouco mais sensível, e chorar um pouco além. Isso é devido aos hormônios que estão a flor da pele e não param de aumentar. Então não se sinta sozinha, aproveite para focar em quão lindo o seu corpo toma forma ao carregar uma vida dentro de si. Além da super sensibilidade, será normal sentir os seios cheios de colostro, que se tornará o primeiro alimento do bebê. Os outros sintomas de gravidez continua forte e o aumento de secreção vaginal pode aumentar, justamente porque o corpo está preparando o canal vaginal para chega do bebê.

Muitas mulheres descrevem os próximos meses como o período da lua de mel da gravidez. Os desconfortos do primeiro trimestre, como fadiga, náusea, micção frequente, diminuem um pouco e você finalmente começa a gostar de estar grávida. Muitas mulheres chegam a sentir uma onda de energia durante este trimestre. 

Sintomas e cuidados 

Na 13ª semana da gestação, algumas medidas podem aliviar certos incômodos, como:

  • Frequência Urinária: com o peso que o útero e bebê fazem sobre a bexiga, é possível ter a sensação de bexiga cheia o tempo todo. Com isso, as frequências ao banheiro durante o dia e também à noite, são muito maiores! Dormir começa a ser um privilégio.

  • Sono: algumas gestantes podem ter insônia sem motivo aparente. A gestação pode causar esse fenômeno, e, também, o contrário. Na maioria das vezes, pode-se notar uma sonolência muito grande.

  • Além desse dois, sintomas como: prisão de ventre, azia, ou sensação de queimação no estômago, secreção vaginal, podem aumentar.

13ª semana de gravidez: outros sintomas

Estes são os sintomas que você pode ter durante a 13ª semana de gravidez:

Corrimento vaginal: A leucorréia, que é uma secreção inodora e de cor clara, pode aumentar durante esta semana. Você sabia que esse fluxo tem um propósito? Previne infecções no canal do parto e na vagina. Se você tiver muito, coloque um forro de calcinha.

Acidez: Azia e indigestão podem ocorrer a qualquer momento durante a gravidez, pois o bebê muda de posição e o útero aumenta a pressão sobre o estômago. Os hormônios da gravidez também fazem com que o músculo na parte superior do estômago relaxe, permitindo que o ácido suba pelo esôfago e cause azia. É mais provável que isso aconteça se você for para a cama depois de comer muito. Sente-se ereto depois de comer e evite possíveis gatilhos (por exemplo, chocolate, frutas cítricas e alimentos fritos ou condimentados) para aliviar o desconforto.

Constipação: Outro sintoma pelo qual os hormônios da gravidez são os culpados. A progesterona e o estrogênio desempenham um papel importante na gravidez, mas também podem retardar o trânsito intestinal. Isso implica que você pode ter problemas para ir ao banheiro. Adicione mais frutas, vegetais e alimentos integrais à sua dieta para aumentar a ingestão de fibras. Também recomendamos beber suco de ameixa, beber muita água e fazer exercícios regularmente.

Vazamentos de colostro: Você pode notar que seus seios estão expelindo um líquido espesso e amarelo. Chama-se colostro e é o leite que o seu bebé vai beber nos primeiros dias após o parto. Embora isso seja normal, você pode usar absorventes descartáveis ​​ou de algodão (sem forros de plástico) para absorvê-lo.

Dica extra de cuidados na gravidez

Coma cada vez mais saudável!  

A partir desta semana da gestação, é indicado o aumento da ingestão de cálcio, como iogurtes, queijos e o suco de couve crua, para o crescimento e desenvolvimento dos ossos do bebê; Saiba mais sobre alimentação na gravidez.

Quando seu enjoo matinal desaparecer, certifique-se de fazer cada vez mais uma dieta equilibrada que inclua carnes, frango e peixe (proteína), legumes e frutas (vitaminas e minerais) e laticínios (cálcio para ajudar o seu filho a crescer e se desenvolver). Saiba mais em Gravidez saudável  

Além disso, é permitido a prática de atividades físicas liberadas pelo médico, como natação, hidroginástica ou caminhada, e continuar a ter uma alimentação saúdável. Saiba mais em: Exercícios durante a gravidez

Dicas para a mamãe 

  • É um bom momento para começar a praticar atividades físicas como hidroginástica ou caminhada, sempre orientadas pelo obstetra. Isso ajudará a melhorar o tônus ​​​​e a força muscular, além de apoiar o corpo a lidar com as mudanças. 

  • Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  • Assim que confirmar a gravidez, é necessário marcar uma consulta com o obstetra para definir o pré-natal da gravidez, esclarecer dúvidas e cuidados durante a gravidez. 

  • Mantenha sua dieta saudável, especialmente quando seu apetite retornar 

  • Mantenha a escovação e o uso do fio dental, mesmo que experimente gengivas sensíveis ou sangrando 

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie