Síndrome de Couvade

Sintomas de gravidez no homem

Você já deve ter ouvido o termo "gravidez masculina", que se refere aos sintomas que alguns homens sentem durante a gravidez da parceira. Eles podem apresentar os mesmos sintomas de gravidez que a mulher, principalmente quando se trata do primeiro filho, e isso acontece quando se envolvem emocionalmente durante a gravidez, sendo essa situação conhecida como síndrome de couvade.​

O que é a Síndrome de Couvade?

A síndrome de Couvade, também chamada de gravidez fantasma ou gravidez simpática em alguns países, não se trata de uma patologia, mas sim da apresentação, por parte do homem, de um conjunto de sintomas durante a gestação de sua companheira.

Couvade tem sido associada por antropólogos a comportamentos rituais praticados por povos antigos. Nesses rituais, os homens fingiam estar grávidas durante a gravidez de suas parceiras e encenavam experiências semelhantes de gravidez, incluindo a imitação do trabalho de parto.

Couvade, como a conhecemos hoje, também pode estar ligada à mudança de perspectivas sobre a paternidade e ao papel mais participativo que os futuros pais podem desempenhar durante a gravidez e o parto.

Em resumo

As raízes da couvade podem ser encontradas nos antigos rituais praticados por homens com parceiras grávidas. Os comportamentos rituais incluíam homens imitando a gravidez e até o parto durante a gravidez. Nos tempos modernos, a síndrome de couvade refere-se à gravidez fantasma, especificamente em homens. É um fenômeno em que os homens experimentam os sintomas emocionais e físicos da gravidez.

Síndrome de Couvade e as perspectivas em mudança da sociedade

Hoje, é comum e até esperado que o pai tenha um papel de maior destaque na gravidez da companheira. Isso pode incluir participar de consultas e aulas de pré-natal, participar do parto e até praticar contato pele a pele com seu recém-nascido logo após o nascimento. É possível que, à medida que os pais se envolvam mais profundamente na gravidez, eles se tornem mais conscientes de quaisquer sintomas relacionados à gravidez, contribuindo para uma maior conscientização da síndrome da couvade.

Em resumo

No passado, os homens provavelmente não tinham um papel ativo durante a gravidez e até mesmo no parto. Os pais de hoje são mais participativos e participam efetivamente do processo de gestação até o nascimento do bebê e criação. Isso pode ter promovido uma maior conscientização sobre os sintomas da síndrome de couvade.

Os homens podem realmente sentir sintomas de gravidez?

Como os homens não podem engravidar, é natural se perguntar se os homens podem realmente ter sintomas de gravidez, como enjoos matinais e, em caso afirmativo, por que os homens têm sintomas de gravidez?

Acontece que os homens podem experimentar vários sintomas relacionados à gravidez, tanto físicos quanto psicológicos, listados abaixo. Algumas evidências anedóticas sugerem que a síndrome de couvade pode ser um fenômeno comum, mas não se sabe ao certo quantos homens têm algum sintoma ou a síndrome de couvade é uma condição física com causas psicológicas, ou outra coisa.

Uma área de pesquisa da síndrome de couvade se concentrou nos níveis de simpatia e sensibilidade de um homem em geral. Alguns estudos mostraram que sujeitos do sexo masculino sensíveis com parceiras grávidas vivenciam os sintomas fisiológicos da gravidez como forma de lidar com o sofrimento psíquico de se tornar pai. Esse tipo de empatia é chamado de “compatia”, que se refere à troca simbiótica de sentimentos e, no caso da síndrome de couvade, até aspectos físicos, como enjoo matinal.

Outra teoria é que os homens podem desenvolver sintomas de gravidez como parte de um fenômeno chamado "carregamento". Isso implica sentir e assumir psicologicamente o sofrimento de outra pessoa, neste caso a parceira grávida, e manifestá-lo fisicamente. Este pode ser um cenário mais provável para novos pais, que podem estar mais ansiosos sobre os aspectos de mudança de vida da paternidade; pais de segunda viagem podem achar a experiência totalmente diferente.

As alterações hormonais no futuro pai também podem desempenhar um papel na síndrome de couvade, embora as pesquisas até agora sejam inconclusivas.

Em resumo

Homens com parceiras grávidas podem apresentar sintomas de gravidez. Algumas pesquisas mostraram que tem a ver com uma empatia profunda que é conhecida como "compatia" ou "carregar" que é quando uma pessoa assume a dor de outra.

Sintomas da síndrome de Couvade

Sintomas físicos da síndrome de Couvade

Sintomas psicológicos da síndrome de couvade

A síndrome de Couvade habitualmente  não resulta em distúrbios psíquicos. Mas alguns 

estudos apontam que mais da metade da população de futuros pais (aproximadamente 54%) acabam apresentando sintomas relativos à gestação no decorrer da mesma.

Os sintomas da síndrome de couvade incluem condições psicológicas que podem incluir dor, náusea, inchaço, ansiedade, depressão e muito mais. Os sintomas geralmente aparecem durante o primeiro trimestre do casal grávido, desaparecem durante o segundo trimestre e reaparecem no terceiro trimestre. Em diversos casos,  os sintomas desaparecem completamente quando a criança nasce.

Se você estiver experimentando alguns dos sintomas característicos da gravidez masculina, ou se for afetado pela síndrome de couvade de alguma outra forma, converse com sua família ou seu médico. 

Quando a síndrome de Couvade começa e quanto tempo duram seus sintomas?

Pesquisadores notaram que os sintomas da síndrome de couvade geralmente surgem em homens durante o primeiro trimestre de sua parceira grávida. Assim, os sintomas tendem a desaparecer no segundo trimestre antes de reaparecer no terceiro trimestre, quando os sintomas estão se tornam mais fortes. A síndrome de Couvade eventualmente desaparece quando a criança nasce.

Existe tratamento para a Síndrome de Couvade?

Não há tratamento específico para a síndrome de couvade, que, como mencionado acima, não é considerada uma doença ou reconhecida como condição psicológica. No entanto, se você é um pai expectante e apresenta sintomas semelhantes aos da sua parceira grávida, ou seja, sintomas da síndrome de couvade, existem maneiras de aliviar os sintomas.

Tomar as seguintes medidas durante a gravidez do seu parceiro pode ajudar com alguns dos sintomas físicos e emocionais mais desafiadores da síndrome de couvade.

  • Prepare-se. Isso envolve participar de uma aula pré-natal com sua parceira grávida e/ou ler livros, sites ou blogs sobre pais.

  • Fale com alguém. Converse com amigos próximos e familiares sobre suas inibições. Eles podem lhe dar alguns conselhos não solicitados, mas vale a pena ouvir. Ou converse com um psicólogo que pode lhe dar as ferramentas para lidar com suas ansiedades.

  • Planeje os desafios. Isso pode significar deixar sua casa preparada para a chegada do bebê com antecedência ou apenas se preparar mentalmente para a grande mudança de ser pai de primeira viagem.

Em resumo

Não existem tratamentos específicos para a síndrome de couvade, mas existem maneiras de diminuir os aspectos desafiadores da gravidez fantasma. Participar de consultas e aulas de pré-natal, ler sobre paternidade, compartilhar seus sentimentos com sua parceira grávida, tornar sua casa à prova de bebês, preparar sua mentalidade e buscar orientação de um terapeuta pode ajudar.

O que é importante saber para lidar com a síndrome de couvade?

Embora haja pouca pesquisa sobre a síndrome de couvade, é uma preocupação genuína para aqueles homens que desenvolvem quaisquer sintomas e experimentam uma gravidez fantasma. Independentemente do que está por trás da síndrome de couvade, é um fenômeno que pode afetar os futuros pais, muitas vezes os novos pais que são mais propensos a assumir as ansiedades da nova paternidade.

Dicas para melhorar a intimidade na gravidez

Algumas ótimas dicas para melhorar a intimidade e a cumplicidade entre o casal durante a gravidez são:

  • Ir sempre juntos aos exames do pré natal;

  • Comprar tudo o que é necessário para a mulher e para o bebê juntos e

  • Conversar diariamente sobre o que o casal está sentindo e sobre as mudanças que estão acontecendo.

Assim o homem pode se sentir mais próximo da mulher e do bebê, sendo este um momento especial também para ele. Além disso, tirar fotografias juntos evidenciando o crescimento da barriguinha pode ajudar a manter a memória de que este foi um momento especial e desejado por ambos.

Resumo

A síndrome de Couvade, também chamada de gravidez fantasma ou gravidez simpática em alguns países, não se trata de uma patologia, mas sim da apresentação, por parte do homem, de um conjunto de sintomas durante a gestação de sua companheira.

Fontes

Consentimento de cookie