Cansaço e Fadiga na Gravidez

É natural sentir-se cansada ao longo de sua gestação, pois seu corpo está se adaptando à tempestade de hormônios da gravidez e às mudanças físicas que vão acontecer até a data do parto. No entanto, a fadiga na gravidez terá altos e baixos ao longo dos trimestres: Talvez você se sinta mais cansada em determinados meses e mais energética em outros. Entenda mais sobre a fadiga na gravidez e o que você pode fazer para se sentir um pouco menos cansada.

Fadiga no primeiro trimestre

No primeiro trimestre, seu nível de progesterona vai disparar e isso pode fazer com que você se sinta sonolenta. Seu metabolismo também vai acelerar e queimar mais energia, o que poderá levar à fadiga no início da gravidez. A pressão arterial mais baixa e o aumento da produção de sangue também sugam sua energia, sem falar na montanha-russa de emoções pela qual você passará durante a gravidez.

Não são só os hormônios que farão com que você se sinta exausta. Outros sintomas da gravidez talvez afetem seu sono, como os enjoos matinais (que, apesar do nome, também podem surgir à noite) e a micção frequente. Esses dois sintomas incômodos podem impedir que você durma o suficiente para vencer a fadiga.

Fadiga no segundo trimestre

O segundo trimestre é conhecido como o período de lua-de-mel da gravidez por um bom motivo. Seu corpo já vai ter se adaptado à onda de hormônios da gravidez, então você se sentirá menos cansada no segundo trimestre e poderá começar a se preparar para a chegada de seu pequenino. Mesmo que o pior da fadiga já tenha passado nesse momento da gravidez, é possível que você ainda se sinta cansada com frequência, mas tudo bem. É importante ouvir seu corpo e tentar descansar quando precisar de uma pausa.

Fadiga no terceiro trimestre

Quando chegar o terceiro trimestre, é provável que você se sinta exausta novamente, pois seu bebê estará cada vez maior. Talvez você sinta que a barriga e outros sintomas, como as dores de cabeça e a ansiedade, atrapalham as boas noites de sono, sem falar na pressão

Como lidar com a fadiga e o cansaço durante a gravidez

É natural sentir-se cansada ao longo de sua gestação, pois seu corpo está se adaptando à tempestade de hormônios da gravidez e às mudanças físicas que vão acontecer até a data do parto. No entanto, a fadiga na gravidez terá altos e baixos ao longo dos trimestres: Talvez você se sinta mais cansada em determinados meses e mais energética em outros.  Para descobrir outros sinais, leia nossos artigos sobre Sintomas de Gravidez

A fadiga extrema é normal no início da gravidez?

É normal sentir-se cansada e até exausta nos primeiros meses de gravidez. A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas. 

Causas de fadiga no início da gravidez

No primeiro trimestre, vários fatores podem causar fadiga na gravidez, incluindo:

  • Formação da placenta: durante o primeiro trimestre da gravidez, seu corpo está criando a placenta, um órgão fabricado especialmente para a gravidez que fornece ao bebê os nutrientes e o oxigênio necessários para o crescimento e o desenvolvimento. Portanto, é uma tarefa enorme que suga a energia do seu corpo.

  • Hormônios: a fadiga da gravidez se deve em grande parte ao aumento da produção do hormônio progesterona. Dessa forma, as alterações hormonais podem causar transtornos de humor, e andar na montanha-russa emocional da gravidez pode ser cansativo.

  • Aumento do suprimento de sangue: criar e bombear sangue extra para fornecer nutrientes e oxigênio ao bebê podem fazer você se sentir cansada.

  • Outras mudanças físicas: o seu metabolismo está acelerado, sua frequência cardíaca está alta, o açúcar no sangue e a pressão arterial estão baixas e você está usando mais nutrientes e água – tudo isso pode cansá-la.

Fases de fadiga da gravidez

Fadiga no primeiro trimestre

No primeiro trimestre, seu nível de progesterona vai disparar e isso pode fazer com que você se sinta sonolenta. Seu metabolismo também vai acelerar e queimar mais energia, o que poderá levar à fadiga no início da gravidez. A pressão arterial mais baixa e o aumento da produção de sangue também sugam sua energia, sem falar na montanha-russa de emoções pela qual você passará durante a gravidez. Não são só os hormônios que farão com que você se sinta exausta. Outros sintomas da gravidez talvez afetem seu sono, como os enjoos matinais (que, apesar do nome, também podem surgir à noite) e a micção frequente. Esses dois sintomas incômodos podem impedir que você durma o suficiente para vencer a fadiga.

Fadiga no segundo trimestre

O segundo trimestre é conhecido como o período de lua-de-mel da gravidez por um bom motivo. Seu corpo já vai ter se adaptado à onda de hormônios da gravidez, então você se sentirá menos cansada no segundo trimestre e poderá começar a se preparar para a chegada de seu pequenino. Mesmo que o pior da fadiga já tenha passado nesse momento da gravidez, é possível que você ainda se sinta cansada com frequência, mas tudo bem. É importante ouvir seu corpo e tentar descansar quando precisar de uma pausa.

Fadiga no terceiro trimestre

Quando chegar o terceiro trimestre, é provável que você se sinta exausta novamente, pois seu bebê estará cada vez maior. Talvez você sinta que a barriga e outros sintomas, como as dores de cabeça e a ansiedade, atrapalham as boas noites de sono, sem falar na pressão sobre a sua bexiga, que levará a mais visitas noturnas ao banheiro

Como lidar com a exaustão durante a gravidez

Talvez você sinta que o trabalho extra de seu corpo para manter a gravidez leva ao cansaço. Abaixo, listamos algumas dicas de como aumentar sua energia e lidar melhor com a fadiga:

  • Tenha uma dieta saudável. Às vezes, a fadiga pode estar ligada à deficiência de ferro, então é recomendável comer uma variedade de alimentos ricos em proteínas e ferro. As vitaminas presentes em frutas, legumes, ovos, nozes e uma grande variedade de alimentos integrais ajudarão a manter sua energia ao longo do dia. Você pode ler mais sobre uma dieta saudável para a gravidez aqui.

  • Se hidrate. Continue bebendo muita água durante o dia, mas diminua a ingestão perto da hora de dormir para não precisar ir ao banheiro a noite toda.

  • Tenha uma rotina para dormir. Tente criar o hábito de dormir e acordar no mesmo horário toda noite e toda manhã. Se sentir que precisa dormir mais, você pode tirar uma soneca durante o dia. O ideal é tentar dormir pelo menos oito horas por noite.

  • Tente ficar confortável na cama. Na medida que a barriga cresce, fica mais difícil encontrar a posição certa para dormir. Deitar sobre seu lado esquerdo pode facilitar a circulação para seu bebê e seus órgãos, vale a pena tentar. Usar travesseiros entre os joelhos, sob a barriga e as costas também pode ajudar. Outra dica é deixar a cabeça elevada.

  •  Continue ativa. Praticar atividades físicas regularmente pode não só ajudar a prevenir cãibras nas pernas, mas também trazer uma explosão de energia. Fale com seu médico sobre quais opções de exercício você pode praticar durante a gravidez.

Quando a fadiga é sinal de outra coisa?

Mesmo que, em geral, a fadiga não seja causa de preocupação, às vezes ela pode ser sintoma de uma condição médica que precise de atenção. A gravidez pode aumentar o risco de anemia se você não estiver ingerindo ferro suficiente e a fadiga pode ser um dos sintomas. Seu médico fará um exame de sangue para testar seu nível de ferro.

Se a fadiga vier acompanhada de um sentimento de tristeza e perda de interesse persistentes, pode ser um sinal de depressão pré-natal. De 14 a 23 por cento das mulheres, em média, têm depressão durante a gravidez e isso pode estar relacionado às mudanças hormonais pelas quais seus corpos estão passando. Se estiver se sentindo assim, o melhor é discutir seus sintomas com seu médico.

Sentir-se cansada ou exausta é normal durante a gravidez e é importante cuidar de si mesma e de seu bebê comendo bem e descansando sempre que possível. Não é só seu corpo que está passando por muitas mudanças, sua cabeça também está cheia, pensando sobre seu bebê e sua chegada e tentando deixar a casa pronta, então é natural sentir-se cansada e sonolenta de vez em quando. Para saber mais sobre o assunto, leia também Depressão pós parto

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

PERGUNTAS QUE TODA GRÁVIDA SE FAZ DURANTE A GESTAÇÃO

Fontes

  • Instituto Villamil Como lidar com a fadiga e o cansaço durante a gravidez?. Acessado em 06 de abril  de 2022. Disponível em: Instituto Villamil

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie