Alimentação do recém-nascido: A primeira mamada
Logo na primeira hora em seus braços, seu bebê estará pronto para a sua primeira mamada. Caso escolha amamentar ou não, você passará muito tempo alimentando seu bebê nas primeiras semanas e meses.
Amamentar pode ser a coisa mais natural do mundo, mas nem sempre é a mais fácil. Pode levar tempo para que você e seu bebê se acostumem. Lembre-se, é a primeira vez para vocês dois.
Seu primeiro leite materno é uma substância especial, chamada colostro. É um fluido amarelado, cheio de proteína e de anticorpos que impulsionam a imunidade, o que é ótimo para o bebê.
A amamentação pode ser difícil, então tente não se preocupar demais, e fale com um médico ou consultor em lactação para obter ajuda. Se amamentar não for seu desejo, há ótimas alternativas de fórmulas de leite disponíveis. O importante é que seu bebê obtenha a nutrição necessária.
“A amamentação é uma experiência diferente para cada mãe e bebê. Foi mais desafiador do que eu pensava, mas eu persisti, ouvi conselhos de outras mães e enfermeiras e, por fim, achei um ritmo que funcionou para nós dois.”
Karen, mãe de Dominic, 2 meses
Dicas para a mamãe
Uma boa pegada é fundamental. Espere até que a boca do bebê esteja totalmente aberta e depois ajude-o a pegar.
A aréola deve estar na boca do bebê.
A ação de espremer a aréola é o que libera o leite.
Se não der certo, use seu dedo para interromper a sucção e tente novamente.
Cada mamada dura geralmente entre 20 a 45 minutos, a cada 3 horas.
Verifique se o bebê está ingerindo o bastante ao acompanhar o tempo de cada mamada, em qual seio e conte as fraldas molhadas.
Nos primeiros dias, deve haver de 1 a 3 fraldas molhadas por dia.
Uma fralda com indicador de umidade por urina ativada pode ajudar com isso.
Resumo
Amamentar pode ser a coisa mais natural do mundo, mas nem sempre é a mais fácil. Pode levar tempo para que você e seu bebê se acostumem. Lembre-se, é a primeira vez para vocês dois.
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
Junta-se a comunidade Pampers