Tudo sobre Crosta Láctea
Como tirar a crosta láctea e como aliviar a pele do meu bebê?
Você tem notado a formação de uma crosta ou descamação na cabeça ou em alguma outra parte do corpo do bebê? Essa condição é conhecida como dermatite seborreica do bebê ou crosta láctea, seu nome informal. Ela é bastante comum e, apesar de não ter uma aparência muito boa, não causa mal nenhum ao bebê e some em alguns meses. Infelizmente, não há uma cura rápida para a crosta láctea, mas há algumas coisas que você pode fazer para tentar aliviar a pele do bebê.
O que é Crosta Láctea?
A crosta láctea consiste da formação de uma crosta ou descamação no couro cabeludo do bebê recém-nascido – também pode aparecer no rosto, nas orelhas, pálpebras, no nariz e na região da virilha. Ela pode ser acompanhada de vermelhidão leve ou irritação na pele. A boa notícia é que a condição não é contagiosa e geralmente não é dolorosa e nem dá coceira. Além disso, ela também não deixa marcas.
A crosta láctea é frequentemente confundida com condições como eczema e caspa, mas seu médico pode ajudá-la a confirmar o diagnóstico. Diferente do eczema, a crosta láctea normalmente não dá coceira nem traz desconforto.
Às vezes a crosta láctea aparece após o estágio de recém-nascido, quando o bebê está um pouquinho mais velho, ou até mesmo quando já é uma criança pequena. Ela tende a durar somente alguns meses e geralmente cura-se sozinha, mas em alguns casos pode durar um ano ou mais e talvez você precise de um shampoo de tratamento para fazê-la sumir.
Crosta Láctea: Causas
Não se sabe ao certo o que causa a crosta láctea, mas os especialistas dizem que não é causada pela má-higiene ou alergia a algo que você esteja usando no bebê. Um fator pode ser a passagem dos hormônios da gravidez da mãe para o bebê antes do nascimento, fazendo com que a produção de óleo (sebo) seja acentuada nas glândulas sebáceas e folículos, retendo células mortas da pele. Outro fator causador pode ser a malassezia, um fungo que cresce no sebo, junto com bactérias.
Lavar o cabelo do bebê com intervalo de alguns dias com shampoo suave pode ajudar a prevenir a crosta láctea.
É Possível Tratar a Crosta Láctea?
A crosta amarelada ou esbranquiçada não é de fácil remoção; no entanto, esses tratamentos da crosta láctea talvez possam ajudar:
Lave o cabelo do bebê uma vez por dia com shampoo suave durante o banho. Você pode perguntar a seu médico qual shampoo é o mais recomendado para tratar a crosta láctea.
Penteie delicadamente o cabelo do bebê e use uma esponja macia para ajudar a remover a descamação. Não esfregue nem puxe as crostas. Use água para enxaguar as partes que se soltarem.
Se as crostas não se soltarem, talvez seja o caso de massagear o local com óleo de origem vegetal (como de amêndoas) 30 minutos antes do banho para ajudar a remover as mais resistentes. Depois, lave o cabelo do bebê com shampoo.
Quando procurar seu médico
Procure seu médico se a lavagem com shampoo não estiver ajudando, se a aparência da crosta láctea estiver ruim ou se ela se espalhar pelo rosto e corpo do bebê. Seu médico talvez prescreve um shampoo, creme medicamentoso ou tratamento antifúngico. Talvez você tenha ouvido falar de soluções caseiras ou naturais para a crosta láctea, mas é sempre melhor consultar seu médico antes de tentar algo.
A crosta láctea pode parecer um pouco assustadora, mas com o tempo ela sumirá. Leia mais sobre cuidados com a pele de seu bebê e como tratar assaduras.
Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:
Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis em:
A Amamentação Para o Vínculo Entre Mamãe e Bebê Recém-Nascido | Pampers Brasil
Dicas de Amamentação Para a Mãe de Primeira Viagem | Pampers Brasil
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
Junta-se a comunidade Pampers