Pediatras: uma parceria com seu médico
Muitos profissionais de saúde acreditam agora que o melhor relacionamento é uma parceria. Enquanto eles são os especialistas em informações de saúde, diagnóstico, e tratamento, os pais são os especialistas em seus filhos. Juntos tomam melhores decisões. Para crianças pequenas, essas decisões são feitas o mais frequentemente em consultas da criança saudável e durante as consultas devidas a doenças ou problemas.
Consultas da criança saudável
Os profissionais de saúde têm um plano para cada check-up que foi desenvolvido com base nas necessidades da criança em geral. Isso funciona bem para a maioria das famílias. A consulta pode ser muito mais valiosa se você assumir um papel ativo. Os pais também podem ajudar a monitorar o crescimento de seu filho e perguntar sobre quaisquer preocupações ou tendências. Lembre-se de que os profissionais de saúde estão observando o desenvolvimento normal, mas eles têm pouco tempo para observar seu bebê. Manifeste-se, se você acredita que pode haver um "sinal de alerta" ou um problema com o desenvolvimento que o profissional de saúde não tenha visto.
Consultas devido a doenças ou problemas
O trabalho de um pai ou mãe é dar informações precisas sobre uma doença ou problema para o profissional de saúde. O trabalho de um profissional de saúde é conhecer as opções e explicá-las à família. Juntos, eles podem chegar a um acordo sobre o melhor plano de ação. Para uma infecção no ouvido, por exemplo, há opções sobre o uso, ou não, de antibióticos, quando administrá-lo, a rapidez para iniciar a medicação e até mesmo o que fazer se infecções de ouvido acontecerem novamente. Tudo depende do que funciona melhor para essa criança e essa família. A chave é sempre a parceria entre pais e profissionais de saúde.
Uma parceria para o futuro
Ao escolher um profissional de saúde para o seu filho, tenha em mente que essa pessoa será um parceiro nas decisões. Você certamente vai querer alguém com quem você se sinta confortável e que você respeita como um pai.
Mas, atenção:
alguns profissionais de saúde foram treinados para usar uma abordagem mais tradicional, por isso pergunte imediatamente como um determinado profissional se sente sobre a parceria e o compartilhamento de decisões.
Em resumo
Muitos profissionais de saúde acreditam agora que o melhor relacionamento é uma parceria. Para crianças pequenas, essas decisões com os pais são feitas o mais frequentemente em consultas da criança saudável e durante as consultas devidas a doenças ou problemas.
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
Junta-se a comunidade Pampers