Como fazer papinha de bebê em casa
Melhores dicas, receitas e modo de preparo de papinhas de bebê
Agora que seu pequeno está pronto para comer sólidos, você pode pensar em fazer a própria papinha em vez de comprar no supermercado. A comida caseira para o bebê pode ser tão deliciosa e nutritiva quanto as versões compradas em lojas, fornecendo todos os nutrientes essenciais necessários para uma boa saúde e o crescimento. Se você gosta de cozinhar, esta é uma ótima maneira de expandir suas habilidades culinárias.
Aqui estão mais algumas boas razões para fazer a sua própria papinha
Pode ser mais econômico que comprar .
Você pode fazer sabores e texturas sob medida.
Você pode expor o bebê a uma grande variedade de alimentos frescos e saudáveis. Praticamente todas as frutas, legumes, carnes, aves e peixes podem ser transformados em uma saborosa comida para bebê.
Fazer sua própria papinha para bebê é fácil e rápido, uma vez que você pega o jeito.
Tenha certeza de que, não importa qual tipo de comida você sirva, caseira ou pronta, o bebê crescerá e se desenvolverá.
Preparação e cozimento
Siga estas dicas para preparar e cozinhar o alimento que você servirá ao bebê.
Compre as frutas, verduras e carnes mais frescas e de melhor qualidade que você puder pagar.
Mantenha os alimentos a uma temperatura segura. Alimentos refrigerados devem estar a 5 ºC ou ligeiramente abaixo; alimentos congelados devem estar a -15 ºC.
Lave bem as mãos com água quente e sabão e enxágue cuidadosamente antes de manusear quaisquer alimentos crus ou cozidos.
Limpe e lave cuidadosamente todos os alimentos antes de cozinhar. Remova todas as manchas e pontos podres de frutas e legumes quando prepara-los. Tire o excesso de gordura das carnes.
Use uma tábua para cortar frutas e vegetais e outra para carnes. Isso elimina a contaminação cruzada.
Mantenha todos os utensílios de cozinha e materiais limpos; isso inclui esponjas e panos de prato
Lembre-se de que as frutas não precisam ser cozidas antes de fazer purê. Depois de cortar em pedaços, simplesmente bata no liquidificador ou processador de alimentos.
Cozinhe completamente os legumes, de preferência no vapor, de forma a reter mais vitaminas e minerais. Evite cozinhar depois, pois isso remove os nutrientes essenciais
Cozinhe carnes de ao ponto para bem passadas. Grelhe, asse ou refogue com azeite.
Reserve o líquido do cozimento de legumes e carnes e use-o para diluir a mistura da papinha do bebê, se necessário.
Amasse ou moa os alimentos para obter a textura desejada. Não há necessidade de adicionar sal, açúcar ou temperos.
Seu bebê aprenderá a amar o sabor dos alimentos frescos, sem temperos.
Equipamentos e suprimentos
À exceção de equipamentos básicos de cozinha, você só precisará de algumas peças extras:
Um processador de alimentos ou liquidificador para bater carnes, legumes e frutas até uma consistência homogênea. À medida que seu filho avança para alimentos com uma textura mais substancial, você pode simplesmente usar um garfo ou espremedor de batatas.
Um utensílio barato de cozimento a vapor para cozinhar legumes. Isso evita que nutrientes preciosos sejam eliminados, uma vez que os legumes não estão tocando a água.
Se você decidir fazer grandes quantidades de alimentos para bebê e congelar para uso posterior, você também precisará destes itens:
Formas de gelo
Formas de biscoito
Papel-manteiga ou celofane de embrulho
Sacos de congelamento com zíper
Fita para fechar embalagem
Marcadores
Fazendo papinha para bebê com o que há em casa
Adaptar os alimentos que você normalmente serve é uma ótima maneira de começar a expor seu filho aos sabores e alimentos que as crianças mais velhas e adultos normalmente comem.
Apenas siga estas diretrizes:
Faça porções de alimentos comuns dos adultos ANTES de adicionar quaisquer temperos fortes ou sal.
Se você não for servir os alimentos cozidos imediatamente, você pode mantê-los na geladeira por até dois dias.
Evite o uso de alimentos fritos. Eles acrescentam muita gordura saturada à dieta do bebê.
Teste com o dedo a temperatura de alimentos cozidos ou reaquecidos para se certificar de que não estão muito quentes. Mexa bem para evitar focos de calor, que são especialmente comuns em alimentos feitos com o micro-ondas.
Se o bebê não comer toda a comida colocada diante dele, jogue fora as sobras. Nunca reaqueça e reserve (para evitar a contaminação bacteriana).
Fazendo comida para bebê para guardar na geladeira
Uma vez que a comida virou um creme, despeje-a em formas de gelo.
Cubra as formas com filme plástico ou papel manteiga.
Se você estiver preparando grandes quantidades, coloque as formas de gelo em assadeiras e, em seguida, espalhe-as no congelador.
Uma vez que os alimentos estiverem congelados, coloque os cubos em sacos de congelamento fechados com zíper.
Rotule e coloque a data de congelamento (alimentos refrigerados devem ser utilizados no prazo de dois dias e os alimentos congelados devem ser usados dentro de dois a quatro meses).
Retire os cubos quando você precisar deles e descongele no refrigerador ou micro-ondas (comece com uma pequena porção para evitar jogar fora as sobras; descongelamento e aquecimento é rapidinho no micro-ondas).
Se você já descongelou ou aqueceu a comida do bebê no micro-ondas, certifique-se de verificar se a temperatura não está quente demais.
Com essas dicas úteis e todo o seu amor, seu bebê terá maravilhosas refeições nutritivas que economizarão dinheiro para você!
Continue lendo: Como fazer papinha de bebê em casa?
Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:
Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis em:
Resumo
Chegou a fase da introdução alimentar para o seu filho? Além de mais nutritiva e saudável, papinhas com alimentos naturais são as melhores opções quando comparadas às de supermercados. Prepare os ingredientes e aprenda algumas dicas de papinhas para bebês.
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
Junta-se a comunidade Pampers