Ensinando seu bebê a ter amor pela leitura

Todas as dicas sobre leitura para bebê

O caminho para a leitura começa na infância,quando as crianças adquirem um amor pelas palavras, uma emoção sobre contar histórias e a maravilha da partilha de experiências de vida com os entes queridos usando palavras. Os membros da família podem cultivar a alegria da leitura por meio de atividades que desenvolvam essas habilidades e interesses.

Lista de dicas para fazer da leitura uma parte na vida do seu filho:

1. Fale com o seu bebê 

Use o seu rosto e voz para dizer a ele tudo sobre o mundo e ele mesmo. Escolha um momento em que ele esteja calmo e alerta, e apenas comece a falar. Ele sabe o som e o ritmo da sua voz, por ter ouvido isso antes do nascimento. Agora ajude-o a conectar aqueles sons de interação com o mundo.

2. Repita o que o seu bebê diz 

Repita para ele quando ele faz aqueles deliciosos sonzinhos. Ele está aprendendo que os sons podem fazer o mundo reagir, e que as palavras têm poder.

3. Torne-se um comentarista de notícias 

Narre o seu dia para o seu bebê, o que você está fazendo com ele e até mesmo o que você está lendo em sua presença. Você está fazendo conexões entre palavras e eventos; você está ajudando-o a aprender os elementos de uma história.

4. Rotule as coisas 

Enquanto você cuida de seu bebê, faça questão de dizer seu nome e nomear partes de seu corpo, suas roupas e seus equipamentos. Embora as conexões levem de semanas a meses, você está construindo os conceitos básicos de linguagem e alfabetização.

5. Leiam livros ilustrados juntos 

Comece quando o bebê tiver cerca de seis meses. Introduza os livros como coisas divertidas e interessantes. Aceite o tempo curto de atenção do seu filho; cada breve interação está promovendo um amor pelos livros.

6. Olhe, aponte, depois diga o nome 

Crianças pequenas e um pouco mais velhas começam suas vidas literárias primeiro aprendendo a virar as páginas, depois olhando as fotos em geral, olhando fotos à medida em que as imagens recebem nomes, apontando para as imagens cujos nomes lhe são ditos e, finalmente, dizendo o nome das próprias imagens.

7. Leve um livro 

Coloque um livro ou dois de histórias na bolsa de fraldas e no carro para seu bebê ou criança pequena. O hábito de preencher espaços da vida com livros e sempre tê-los à mão ajuda uma criança a vê-los como uma parte normal da vida.

8. Aprenda rimas e canções 

Crianças experimentam com os sons da língua com rima, o que fomenta o seu interesse em palavras e sons. Rimas com gestos ajudam a relacionar ações com as palavras de ação. Poesia para crianças também constrói essa consciência e amor pela língua.

9. Dê livros 

Dê a cada criança que você conhece um livro para cada ocasião, e depois leiam-no juntos. Mantenha essa biblioteca em casa em um lugar especial, mas acessível.

10. Conte histórias para dormir 

Faça das histórias, tanto as lidas em voz alta quanto as que você conta, parte do ritual de dormir desde a infância. Nunca tire a história para dormir como um castigo; isso deve ser sagrado.

11. Tente não deixar o sol se pôr em um dia sem livros. 

Faça dos livros parte de todos os dias com seu filho. Não deixe passar um dia sem ler um livro, um poema, ou uma história.

Para saber mais sobre atividades de desenvolvimento infantil, leia também:

https://www.pampers.com.br/bebe/desenvolvimento 

https://www.pampers.com.br/bebe/desenvolvimento/artigo/desenvolvimento-de-habilidades-motoras 

https://www.pampers.com.br/bebe/desenvolvimento/artigo/desenvolvimento-de-habilidades-motoras-dos-bebes-mais-a-vontade-no-mundo

Para saber mais sobre atividades de desenvolvimento infantil, leia também:

  1. Desenvolvimento do Bebê 

  2. Desenvolvimento das habilidades motoras dos bebês 

  3. Indo ao restaurante com seu bebê

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie