Tosses em bebês e crianças pequenas
Aprenda como cuidar do resfriado do seu bebê!
Sintomas de resfriado do bebê
A tosse é o sintoma que mais frequentemente leva os pais a procurarem atendimento médico para seus filhos. Na maioria das vezes, ela pode ser cuidada com tratamento simples em casa em vez de usar medicamentos ou remédios para a tosse.
O que causa a tosse em bebês?
Quando as terminações nervosas na garganta, traqueia ou dos pulmões sentem a irritação, um reflexo faz com que o ar seja ejetado vigorosamente através das passagens.
A irritação mais comum é o muco. Quando muito disso é secretado – durante um resfriado, por exemplo – esse fluido se acumula na parte de trás da garganta e pode desencadear uma tosse. Tosses estão geralmente associadas com doenças das vias respiratórias, tais como constipações, gripe e bronquiolite, mas também podem ser causadas por alergias, ou por engolir um objeto estranho.
Por que nem todas as tosses têm o mesmo som?
Na maioria das vezes, o local da infecção determina o som da tosse. Por exemplo, uma irritação na traqueia ou brônquios tem sons mais profundos e roucos do que quando localizada na laringe. Resfriados mais comuns são acompanhados por uma tosse seca ou molhada que pode durar mesmo após outros sintomas sumirem.
Quando é que uma tosse precisa de atenção médica?
Chame o seu profissional de saúde imediatamente nos seguintes casos:
Se seu bebê tiver menos de três meses, tosse, tiver uma febre de 38 graus ou mais ou respirar de forma irregular;
Se a criança com mais de 3 meses tiver uma febre de 38 graus ou superior que durar mais de 48 horas;
Se tossir torna difícil para o seu filho respirar;
Se seu filho estiver respirando depressa, –40 a 50 respirações por minuto – e ele "puxar ar" entre as costelas com cada respiração - se a tosse for dolorosa, persistente e/ou acompanhada por um som de "convulsão";
Se o seu filho tossir com tanta força que seus lábios ficam azuis ou escuros; a tosse aparece de repente e está associada a febre;
se a tosse começar depois que seu filho se engasgar com comida ou outro objeto;
Tratando uma tosse
Uma vez que a maioria das tosses é causada por infecções virais, os antibióticos não são normalmente recomendados para tratá-la. Deixe-a percorrer o seu curso. Uma infecção viral pode durar duas semanas ou mais. Em qualquer caso, há pouca evidência de que esses produtos sejam eficazes em crianças, então evite-os, a menos que seu profissional de saúde recomende especificamente.
Mantendo o seu filho com tosse confortável
A maioria das tosses vai embora por conta própria, mas até que isto ocorra, você pode fazer o seguinte para ajudá-lo a se sentir mais confortável:
Incentive ingerir líquidos extras para manter as vias aéreas úmidas e seu filho bem hidratado.
Ligue um umidificador ou vaporizador, especialmente se sua casa for muito seca.
Sente-se com seu filho em um banheiro fechado enquanto um chuveiro quente estiver ligado; isso pode soltar e aliviar qualquer tosse, especialmente antes de dormir.
Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:
Resumo
A tosse é o sintoma que mais frequentemente leva os pais a procurarem atendimento médico para seus filhos. Na maioria das vezes, ela pode ser cuidada com tratamento simples em casa em vez de usar medicamentos ou remédios para a tosse.
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
Junta-se a comunidade Pampers