Como reagir aos palavrões das crianças

Dicas para terminar com os palavrões infantis

Se você ouvir atentamente as palavras que crianças pequenas usam, você descobrirá que o vocabulário deles é repleto de coisas novas. Seus diálogos formam frases, muitas vezes agressivas, com palavrões ou expressões menos aceitáveis pelas crianças. Algumas são simples xingamentos adultos. Outros, como "cabeça de cocô", são exclusivos de crianças. Mas todo esse processo é natural, sendo preciso saber como reagir, ensinar e educar.

O desafio da educação infantil para os pais

Esse tema é uma das questões que muitas vezes causa apreensão nos pais e educadores. No entanto, esta situação não significa que os pequenos tenham uma educação infantil negativa.  A grande tarefa dos pais e educadores passa é fazer à criança reconhecer que a utilização de certos termos e expressões não é adequada e deve ser evitada.  

Leve em conta que os palavrões não são mais do que palavras. Num primeiro momento, e dita por crianças muito pequenas, às vezes sem o significado que os adultos lhes dão. Muitas vezes as dizem por que as aprenderam e as repetem por imitação, mas não sabem muito bem o que significam. 

Em geral, as crianças aprendem os significados da maioria das palavras do contexto em que são usadas. É por isso que uma criança pequena pode pedir por "leite" quando quer beber outra coisa. Para ela, "leite" é simplesmente a palavra associada a beber. Ela obteve o significado daquela palavra do que acontece quando ela a diz.

Observando o comportamento para chamar a  atenção

Seu filho entende o poder das palavras – especialmente de certas palavras – mesmo se ele não souber muito bem o que elas significam.

O Dr. Timothy B. Jay, professor de psicologia em North Adams State College, em Massachusetts, EUA, estuda os padrões de xingamento e outras formas de linguagem agressiva entre crianças. Ele descobriu que, assim como em outras áreas de desenvolvimento verbal, as garotas são ganhadoras. Em média, meninas de três e quatro anos conhecem 23 frases agressivas e xingamentos, em comparação com apenas 17 conhecidas pelos meninos.

É importante entender não apenas porque as crianças falam assim, mas também como suas interpretações destas palavras são geralmente bem diferentes das nossas.

Palavras fortes, emoções fortes 

Uma criança de três anos pode usar "linguagem feia" para provocar um companheiro. Ela claramente não está sendo literal. Ao invés disso, é um modo para ela possuir seu recente domínio sobre o uso de um brinquedo, por exemplo. Estes são anos de emoções intensas. Um dos desafios que crianças pequenas enfrentam é aprender a manter suas emoções sob maior controle. Ao xingar alguém, uma criança pode enviar a mensagem de que ela não está assustada. Novamente, a linguagem da criança reflete as questões de desenvolvimento que dominam a sua vida.

É altamente improvável que você possa proteger seus filhos de ouvir linguagem de baixo calão. Isso ocorre napré-escola, no parquinho e na televisão, mesmo se estas palavras nunca forem usadas em casa. O real desafio é ajudar as crianças a aprender quando usar esta linguagem de forma apropriada socialmente e ajudá-las a dominar as habilidades verbais que elas precisarão para se expressarem mais efetivamente, sem usar tal linguagem.

5 dicas para controlar com os palavrões infantis

1. Ignorá-las

Na maior parte das vezes, crianças pequenas que xingam ou usam linguagem de baixo calão de maneira constante fazem isso para chamar atenção. Ignorar este comportamento geralmente faz com que elas passem para outra coisa. Não é tão divertido quando os adultos não se incomodam com isso.

2. Sugira uma alternativa

Ensine frases alternativas ("Que droga!") aos seus filhos. Simplesmente dizer a uma criança para não fazer algo não é tão eficaz quanto oferecer um comportamento diferente, mas igualmente satisfatório. Sugerir frases alternativas informa à criança que você está ciente de suas fortes emoções e dá a ela um meio de expressar estas emoções de modo mais aceitável.

3. Tente se policiar

Seus filhos aprendem com você qual linguagem é apropriada em diferentes situações. Você não pode esperar que uma criança pequena, incentivada a aprender novas palavras e a se expressar claramente, não use as frases carregadas de emoções que ela ouve de sua boca. 

4. Não rir

Se você rir cada vez que o seu filho solta uma grosseria ou um palavrão, o que estará fazendo é reforçar esse comportamento. O seu filho, por menor que seja, pensará que ele deve estar fazendo o correto porque as pessoas estão gostando e continuará pronunciando. Logo, quando você tentar pará-lo, o seu filho não entenderá por que antes você ria e agora o repreende.

5. Vigiar os gestos quando escutar o palavrão.

Não consiste somente em não rir, as expressões faciais dizem muito. Se você enruga o nariz ou abre muito os olhos, o seu filho entenderá que você não está de acordo, que te incomoda e continuará dizendo. 

Mãe ensinando o filho

Seja o maior exemplo do seu filho

A questão da educação e formação de uma criança sempre frisou, como um dos principais meios, o exemplo: se você transmite bons exemplos a uma criança, a probabilidade dela segui-los é muito maior, logo, se você demonstra péssimos exemplos, elas também o seguem, pois não têm maturidade e percepção suficiente para distinguir o certo do errado.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

Resumo

A grande tarefa dos pais e educadores passa é fazer à criança reconhecer que a utilização de certos termos e expressões não é adequada e deve ser evitada.

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Guia Infantil. (28 de junho de 2016). 7 formas de acabar com os palavrões das crianças. Por Vilma Medina, Diretora de Guiainfantil.com. Acessado 21 de novembro  de 2022. Disponível em: https://br.guiainfantil.com/blog/educacao/valores/7-formas-de-acabar-com-os-palavroes-das-criancas/ 

Consentimento de cookie