Teste de glicose
Os testes que podem ser realizados em você como parte de seu cuidado pré-natal incluem testes de tolerância, como o teste de tolerância à glicose. Por meio desses exames de sangue, seu médico detecta diabetes gestacional, um tipo de diabetes que se desenvolve durante a gravidez. Continue lendo para descobrir em que consistem esses exames de sangue, como você deve se preparar e como interpretar os resultados.
O que é o teste de glicose na gravidez?
Dois tipos de testes de glicose são realizados em mulheres grávidas como parte do pré-natal. Tanto o teste de tolerância à glicose (o teste de triagem de glicose mais comum) quanto o estudo oral de tolerância à glicose medem como seu corpo responde à glicose (açúcar) e determinam se você tem diabetes gestacional (alto nível de açúcar no sangue), que pode se desenvolver durante a gravidez.
Esses testes de glicose são realizados rotineiramente durante a gravidez e são recomendados pelo Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) para todas as mulheres grávidas.
Quando os testes de glicose são feitos durante a gravidez?
O teste de tolerância à glicose geralmente é feito entre a 24ª e a 28ª semana de gravidez em mulheres que os médicos dizem ter baixo risco de diabetes gestacional. Se o seu médico determinar que você tem alto risco de desenvolver diabetes gestacional, ele poderá solicitar um teste de tolerância à glicose antes desse período.
Se o resultado do seu teste de tolerância à glicose indicar glicose alta, seu médico poderá solicitar outro teste, chamado estudo oral de tolerância à glicose, para diagnosticar com mais precisão sua chance de desenvolver diabetes gestacional. Se o resultado do teste de tolerância à glicose (para mulheres grávidas de alto risco) indicar um nível normal de glicose no sangue, seu médico poderá solicitar outro teste de tolerância à glicose entre 24 e 28 semanas de gravidez.
Em resumo
Se você tem baixo risco de diabetes gestacional, seu médico pode solicitar um teste de tolerância à glicose entre as semanas 24 e 28 da gravidez. Se você estiver em alto risco, o teste pode ser feito mais cedo. Se os resultados do teste de tolerância à glicose forem maiores do que o normal, seu médico pode solicitar um teste oral de tolerância à glicose para diagnosticar com mais precisão.
O que a torna de alto ou baixo risco de diabetes gestacional?
Se você pode estar em alto risco de diabetes gestacional (às vezes suspeita quando glicose elevada na urina é detectada durante uma consulta pré-natal), seu médico também pode considerar certos aspectos de seu histórico médico.
Pode levar em consideração seu peso antes de engravidar (se você estava com sobrepeso ou obesidade), sua idade, se alguém em sua família teve diabetes gestacional ou diabetes, sua etnia (uma vez que certas populações estão em maior risco) e os resultados de qualquer gravidez anterior. Converse com seu médico para descobrir se você tem alto ou baixo risco de diabetes gestacional. Se determinar que você está em baixo risco, talvez não seja necessário fazer o teste de tolerância à glicose.
Em resumo
Seu médico pode suspeitar que você tem alto risco de diabetes gestacional se, por meio de um exame de urina, detectar altos níveis de glicose em uma de suas consultas pré-natais. Outros fatores determinantes incluem peso, idade, etnia e histórico familiar de diabetes ou diabetes gestacional.
Como é realizado o teste de tolerância à glicose e o estudo oral de tolerância à glicose?
Existem dois testes para detectar diabetes gestacional durante a gravidez. Primeiro, você fará um teste de tolerância à glicose e, se os resultados desse teste mostrarem níveis elevados de açúcar no sangue, seu médico poderá solicitar um segundo teste, um teste oral de tolerância à glicose.
Teste de tolerância a glicose
O teste de tolerância à glicose é um procedimento de uma hora que começa com a ingestão de uma solução de açúcar (geralmente cerca de 150 ml de água com 50 g de açúcar). Uma hora depois, você fará um exame de sangue para medir seu nível de açúcar.
Estudo oral de tolerância à glicose
Se os resultados do teste de tolerância à glicose mostrarem níveis acima do normal, seu médico pode solicitar um teste adicional chamado estudo oral de tolerância à glicose.
Este segundo teste é mais complexo que o anterior. Sua duração é de três horas e começa com a coleta de uma amostra de sangue. Em seguida, você terá que beber uma solução concentrada de glicose (cerca de 250 ml de água com 100 g de açúcar). Seu sangue será coletado mais três vezes. No total, serão coletadas quatro amostras de sangue.
Em resumo
O teste de tolerância à glicose dura uma hora e consiste em beber uma solução açucarada e colher sangue uma hora depois. O estudo oral de tolerância à glicose dura três horas. Primeiro, seu sangue é coletado e, em seguida, você terá que beber uma solução de açúcar mais concentrada. Seu sangue será coletado mais três vezes, com uma hora de intervalo entre cada coleta.
Como você deve se preparar e o que pode comer antes dos testes de glicose?
Você pode continuar comendo normalmente nos dias anteriores. Não há preparação específica para esses testes e nenhuma razão para mudar seus hábitos de gravidez. Porém, para o estudo da tolerância oral à glicose é necessário que você esteja em jejum. Se estiver tomando algum medicamento, informe ao seu médico com antecedência, pois alguns medicamentos podem alterar os resultados dos exames.
Preparando-se para o teste de tolerância à glicose
Você não precisa se preocupar com o que pode ou não comer e beber antes do teste de tolerância à glicose, pois é um teste de uma hora que verifica seus níveis de açúcar no sangue durante a gravidez e para aqueles que não o fazem. estar em jejum.
Preparação para o teste oral de tolerância à glicose
Se o seu médico agendou um teste oral de tolerância à glicose durante a gravidez, ele irá instruí-la a jejuar. Isso significa que você provavelmente não conseguirá comer ou beber nada, exceto pequenos goles de água por 8 a 14 horas antes do teste. Pode ser útil marcar uma consulta pela manhã para o teste oral de tolerância à glicose, para que você possa jejuar durante a noite. Você precisará permanecer no laboratório ou na clínica durante todo o teste, por isso recomendamos trazer algo para ler ou fazer, ou ter o telefone totalmente carregado para se divertir durante esse período.
Existem efeitos colaterais associados ao teste de glicose?
A maioria das mulheres grávidas não apresenta nenhum efeito colateral durante ou após esses testes. Você pode sentir náuseas, tonturas ou até suar depois de beber a solução de glicose. Seu sabor é semelhante ao de um refrigerante muito doce, que pode ser mais fácil para algumas mulheres tolerarem do que para outras. Uma amostra de sangue será coletada de você, então você pode se sentir tonto ou ter pequenos hematomas ao redor do local de coleta de sangue. Caso contrário, os riscos associados a esses testes são mínimos.
PERGUNTAS FREQUENTES
Perguntas frequentes
Durante a gravidez, a glicemia (açúcar) em jejum ou pré-refeição não deve exceder 95 mg/dl, uma hora após uma refeição será inferior a 140 mg/dl e duas horas após a ingestão inferior a 120 mg/dl.
Conclusões sobre las provas de glicose da gravidez
O teste de tolerância à glicose é um teste de rotina que os médicos recomendam durante a gravidez. É usado para medir os níveis de glicose no sangue e verificar se estão normais. Se forem obtidos resultados elevados, o médico pode recomendar um teste adicional chamado estudo oral de tolerância à glicose.
O objetivo de um teste oral de tolerância à glicose é determinar com mais precisão se você corre o risco de desenvolver diabetes gestacional. Este teste é um pouco mais complexo do que o teste de tolerância à glicose e você precisará jejuar. Com os resultados do estudo oral de tolerância à glicose, seu médico poderá fazer um diagnóstico com maior precisão.
Se for determinado que você tem diabetes gestacional, você deve saber que é uma doença controlável. Seu médico pode ajudá-lo a controlá-lo por meio de uma dieta mais saudável, exercícios e até medicamentos. Para obter informações úteis, consulte nossos guias sobre dieta balanceada durante a gravidez e benefícios do exercício e do esporte na gravidez.
Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios durante a gravidez. Não se deixe intimidar por esses testes ou pelo que os resultados podem indicar. Os testes são ferramentas importantes para garantir a saúde de você e seu bebê durante a gravidez. Se você tiver alguma dúvida sobre esses testes e o significado de seus resultados, seu médico poderá fornecer todas as informações de que você precisa.
Fontes
Teste de tolerância à glicose
O que você deve saber sobre os testes de glicose durante a gravidez