14ª Semana de Gravidez

Parabéns! Você chegou às suas 14 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga. 

Como funciona o crescimento do bebê durante a 14ª semana de gravidez

O bebê já é capaz de realizar uma série de movimentos faciais, como mexer os lábios, tocar o nariz além de outras coisas, como dar cambalhotas dentro do útero. Seu rostinho está completamente formado, e os pelos das sobrancelhas e da cabeça estão começando a crescer de forma mais visível. A parte da garganta, incluindo os órgãos que a compõem, como as cordas vocais, já está totalmente formada e pronta para emitir o primeiro choro!

Nessa fase do desenvolvimento, os órgãos sexuais ainda estão em processo de formação, e em alguns casos, já é possível determinar o sexo do bebê por meio de ultrassonografia. Você também pode se divertir tentando adivinhar o sexo do seu bebê com nosso joguinho do adivinha: Adivinhe o Sexo do seu Bebê

Desenvolvimento do corpinho 

Nesse estágio da gestação, o tamanho do bebê é de cerca de 9 centímetros com um peso de 90 gramas.

Agora é hora de ganhar peso e de crescer de forma acelerada, ficando a cada semana mais e mais parecido com o bebezinho que você vai pegar nos braços após o nascimento. 

Nesta fase o cordão umbilical já está bem desenvolvido e é o responsável por nutrir e levar o oxigênio, garantindo que o bebê se desenvolva, cresça e ganhe peso rapidamente. 

Normalmente, é uma boa fase da gravidez porque o bebê não para de crescer e a mãe começa a se sentir cada vez mais mamãe, visualizando cada pedacinho do seu pequeno e vendo a barriga crescer. 

Acompanhamento médico 

Nessa fase, se tudo estiver bem, é provável que você esteja indo para a sua segunda consulta de pré-natal. Ela é essencial para ver como está o desenvolvimento do bebê. É sempre importante levar todos os exames de sangue e as ultrassom feitas nesse último período.

As consultas devem ser programadas uma vez por mês até os dois últimos meses de gravidez.Essas consultas regulares lhe dão a oportunidade perfeita para fazer perguntas e expressar suas preocupações. 

É muito importante ir ao médico e acompanhar o crescimento do bebê, além de monitorar os sintomas da mulher. Para saber mais leia nosso artigo: Encontrando um bom Obstetra 

Exames da 14ª semana 

A 14ª semana de gravidez é o período limite para realização do exame de translucência nucal, tão importante durante o pré-natal. Portanto, se pretende fazer, fale com seu médico para emitir a guia. 

Seus sintomas nas 14 semanas de gravidez 

Mudanças em seu corpo 

É provável que tenha ganho algum peso, apesar de algumas mulheres perderem peso durante o primeiro trimestre da gravidez devido aos enjoos matinais e por alguma perda de apetite associada a esse mal-estar. A cintura fica cada vez menos definida e a barriga mais saliente. Os músculos intestinais estão mais relaxados, o estômago está mais comprimido (o que pode provocar azia), a digestão demora mais tempo e pode sofrer de prisão de ventre. O grande desenvolvimento do bebê aumenta a sua produção sanguínea para que consiga fornecer todos os nutrientes e oxigênio necessários. Os batimentos cardíacos também aumentam, para bombear mais sangue. Nessa fase, as dores pélvicas podem ficar mais forte. Não tenha medo, isso é normal, o seu corpo está cuidando do seu bebê.

Sintomas e principais cuidados

Na 14ª semana de gravidez, é de extrema importância adotar alguns cuidados para amenizar certos incômodos na parte pélvica. Isso pode incluir a prática de alongamentos  e alguns movimentos suaves, sempre seguindo as orientações do médico.

Entretanto, caso a dor persista ou venha acompanhada de febre, é fundamental entrar em contato imediatamente com o médico para avaliação e orientações adicionais 

Dica extra de cuidados na gravidez 

Para você que usa tinturas e química no cabelo, é bom conversar com seu obstetra e ver o que é recomendado e não durante esse período. É melhor pecar pelo excesso de zelo do que ter problemas por falta de cuidados, não é mesmo? 

Bons conselhos para a mãe

  • Procure manter uma postura adequada caso esteja praticando exercícios físicos.

  • Se você tem gatos em casa, peça a alguém para limpar a ninhada para você.

  • Se você quiser saber quando é a data prevista para o parto, consulte nossa Calculadora de Gravidez Pampers®

  • Você já foi ao dentista? Caso contrário, marque uma consulta para revisão e limpeza. Seus dentes e gengivas requerem atenção especial durante a gravidez para evitar gengivite e doenças periodontais.

  • Tenha cuidado com as bactérias. A resposta imune do corpo muda durante a gravidez, então um resfriado ou gripe pode afetá-la mais do que o normal. Tome a vacina contra a gripe, lave as mãos com frequência e evite dividir o espaço com pessoas doentes.

  • Já pensou em frequentar as aulas de pré-natal? É um momento perfeito para olhar para as opções disponíveis em sua área. Continue lendo para descobrir o que procurar nas aulas de pré-natal.

  • Você já pensou em fazer uma “lua de mel grávida”? Não é a única. Muitos pais aproveitam para fugir antes que a barriga comece a incomodar e a data do parto se aproxime. Consulte o seu médico antes de marcar uma viagem. Além disso, se você for de avião, recomendamos que leia as políticas das companhias aéreas em relação à gravidez.

  • Se você está grávida de gêmeos, pode estar se perguntando como sua situação difere em termos de sintomas, ganho de peso e muito mais. Confira nossos vários artigos sobre gravidez para obter dicas úteis. Também pode consultar o seu médico para lhe dar recomendações personalizadas de acordo com a sua situação

Saiba mais: Grávida Pode Pintar o Cabelo? Saiba o Que Usar na Gestação 

Dicas para a mamãe 

  1. É um bom momento para começar a praticar atividades físicas como hidroginástica ou caminhada, sempre orientadas pelo obstetra. Isso ajudará a melhorar o tônus ​​​​e a força muscular, além de apoiar o corpo a lidar com as mudanças. 

  2. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  3. Mantenha sua dieta saudável, especialmente quando seu apetite retornar 

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie