O 6º mês do bebê
Parabéns! Seu filho tem meio ano ou também podemos dizer seis meses. Você e seu bebê podem esperar uma grande aventura este mês, pois ele pode aprender a ficar sentado sozinho e pode até provar seu primeiro sabor de comida sólida.
Continue lendo para saber tudo sobre os marcos de desenvolvimento que seu bebê de 6 meses pode atingir este mês, que novos alimentos interessantes ele pode experimentar, como pode ser sua rotina de sono e cochilos e os desafios que você pode enfrentar com irmãos ciumentos!
Quando é o próximo check-up do meu bebê?
Agende e vá ao check-up de 6 meses do seu bebê
Pergunte ao profissional de saúde do seu bebê se alguma imunização é necessária este mês.
Comece a experimentar adicionar purês à dieta do seu bebê. Comece dando um alimento de cada vez, pois isso pode ajudá-lo a reconhecer possíveis alergias.
Pergunte ao profissional de saúde do seu bebê se ele precisa de algum suplemento extra, como vitamina D ou ferro.
Compre protetor solar para bebês e lembre-se de aplicar protetor solar sempre que seu filho sair. Além disso, mantenha seu filho com roupas de proteção, chapéu e sombra.
Leia também: Como deixar a casa segura para os bebês
Outras questões importantes sobre o 6º mês do bebê
Embora cada bebê seja único, aqui está um exemplo de programação diária que você pode optar por seguir quando se trata da rotina de alimentação, sono, banho e brincadeiras de seu bebê durante o 6º mês:
Sono
Quantas horas de sono meu bebê precisa durante a noite?
Seu bebê pode dormir cerca de 12 a 16 horas por dia e talvez até 9 horas à noite. 2 ou 3 sonecas por dia são comuns nessa idade.
As coisas mudam um pouco: os bebês podem dormir cerca de 12 a 16 horas em um período de 24 horas em condições normais
Tente ler uma história ou cantar uma canção de ninar antes
O sono noturno pode durar até 6 horas
Alimentação
Comece a introduzir alimentos sólidos, um de cada vez
Comece com uma colher pequena de alimento
O leite materno ainda fornece nutrição adequada
Troca de fraldas
Novos alimentos podem alterar a cor e a consistência dos movimentos intestinais
Cuidado com fezes duras ou diarreia
Pode ser necessário aumentar o tamanho das fraldas
Brincadeiras
Incentive a coordenação mão-olho com brinquedos como blocos de bebê
Use um cercadinho que você pode mover de sala em sala ou ao ar livre
Curiosidade
Aos 6 meses de idade, fique atento aos primeiros dentes, que podem começar a brotar agora.
Vale a pena ler para o meu bebê nesta idade?
Você pode participar ativamente da jornada de aprendizado do seu bebê. Ler, cantar, conversar e brincar com seu bebê todos os dias não apenas aproxima vocês dois, mas também ajuda no desenvolvimento do cérebro dele.
Você pode pensar nas palavras que seu bebê ouve como pequenas sementes: cada uma é plantada em sua mente e o ajudará a desenvolver uma floresta de vocabulário em seu cérebro. Ler em voz alta não apenas lhe ensina novas palavras, mas também o encoraja a ouvir, apresenta-lhe novos conceitos e ideias, ensina-o sobre o mundo e dá-lhe lições sobre como se comunicar.
Ler para seu bebê também pode ajudá-lo a crescer social e emocionalmente, especialmente se você tocar seu ator interior para ler com emoções e efeitos sonoros. Seu bebê vai querer olhar, apontar e tocar a página enquanto você lê. Isso o ajuda a construir seu desenvolvimento social e habilidades de pensamento também.
Quanto mais seu bebê ouvir uma palavra, mais ele tentará copiar os sons e se lembrar dela. Quando estiver lendo para seu filho, deixe-o tocar nas páginas do livro e apontar. Isso ajuda a desenvolver habilidades sociais e de pensamento.
Como posso começar a introduzir alimentos sólidos para o meu bebê?
Agora é um excelente momento para apresentar alimentos sólidos ao seu bebê de 6 meses. Encontre uma hora do dia em que seu bebê não esteja cansado e com um pouco de fome. Apoie-o no colo ou em um assento infantil e use uma colher pequena para alimentá-lo. Segure a colher perto de seus lábios e deixe-o cheirar e provar a comida. Ele pode rejeitar a comida, mas tente novamente um minuto depois.
É perfeitamente normal que essas primeiras colheradas de comida acabem no babador, na bandeja ou no queixo do bebê. Muitos bebês começarão com cereal de grão único enriquecido com ferro com leite materno ou fórmula, mas se você não tiver certeza do que alimentar seu bebê, peça conselhos ao médico do seu bebê. Dê ao seu bebê apenas um novo alimento de cada vez e espere alguns dias antes de adicionar um novo item ao cardápio, como purê de legumes ou frutas.
Este mês é um bom momento para introduzir alimentos sólidos ao seu filho. Certifique-se de que seu bebê esteja sentado ereto quando você começar a alimentá-lo com alimentos sólidos. Ao introduzir alimentos sólidos, dê ao bebê apenas um de cada vez e espere alguns dias antes de adicionar um novo.
Fique atento a qualquer erupção cutânea, diarreia ou vômito e consulte seu médico para descartar alergias ou sensibilidades alimentares, especialmente se você ou seu parceiro tiverem alergia alimentar. Certifique-se de que seu bebê esteja sentado na posição vertical e dê a ele apenas alimentos macios e fáceis de engolir para evitar engasgos. Não coloque cereal de bebê em uma mamadeira, pois isso também pode ser um risco de asfixia.
Em alguns casos, seu médico pode recomendar a alimentação com mamadeira com uma fórmula espessa se seu bebê tiver refluxo. Mesmo que seu filho esteja variando sua dieta com sólidos, ele ainda precisará de leite materno ou fórmula. Quando seu bebê tem 6 meses de idade, ele pode tomar até quase 300 ml de leite ou fórmula a cada quatro a cinco horas.
Infecções
À medida que seu bebê se torna mais móvel e alcança mais objetos, ele corre mais risco de infecção. Sua melhor aposta é manter seu bebê longe de qualquer pessoa com gripe ou qualquer outra doença infecciosa.
Como seu bebê está tentando tocar em mais objetos, o risco de contrair infecções aumenta. Tome precauções mantendo seus brinquedos limpos. Os bebês adoram colocar objetos em suas bocas nessa idade, então fique atento para manter afastados os objetos que possam sufocar.
Às vezes, porém, é impossível evitar que seu filho fique doente. Alguns problemas de saúde comuns que crianças de 6 meses podem ter são:
Diarreia:
Isso pode ser devido ao contato com vírus (como o norovírus) ou bactérias, pela introdução de novos alimentos, como suco de frutas, ou porque seu bebê tem alergia alimentar.
Febre:
Bebês podem ter temperaturas mais altas do que as de crianças mais velhas. Por si só, a febre não é uma doença, mas sim um sintoma de outra coisa. Isso pode significar que o corpo do seu bebê está lutando contra infecções.
Dor de ouvido ou infecção no ouvido:
Infecções do ouvido médio são comuns em bebês e crianças entre 6 meses e 3 anos de idade e geralmente ocorrem após uma criança ter um resfriado. Se seu bebê parecer desconfortável, você pode dar acetaminofeno ou ibuprofeno em uma dose apropriada para a idade dele ou usar uma compressa quente na orelha para ajudar a aliviar a dor.
O médico do seu bebê também pode recomendar gotas para os ouvidos para aliviar a dor. Algumas infecções de ouvido são causadas por bactérias e podem exigir antibióticos, então converse com o médico sobre as opções de tratamento para seu bebê de 6 meses.
Se você notar diarreia, febre ou infecção no ouvido, consulte o médico do seu bebê, que pode recomendar tratamento e descartar problemas mais sérios. À medida que seu bebê estende a mão para pegar coisas e explorar o mundo, certifique-se de ter cuidado com as coisas que suas mãozinhas podem tocar. Os bebês adoram colocar objetos na boca, portanto, nunca dê ao seu filho de 6 meses alimentos ou brinquedos que possam ser um risco de asfixia e não deixe nada perigoso ao alcance dele.
Quais brinquedos são bons para um bebê de 6 meses?
Brinquedos que estimulam o desenvolvimento do bebê, como chocalho, espelho de segurança ou pilha de argolas, são adequados para crianças de 6 meses.
Se você tem filhos mais velhos, pode notar uma certa rivalidade entre irmãos. Envolva seu filho mais velho nas atividades de seu bebê para ajudar a aliviar isso
Como os bebês aprendem a sentar?
Quando meu bebê vai conseguir sentar?
A essa altura, seu bebê provavelmente é capaz de rastrear objetos em movimento e ver coisas a vários metros de distância. Para evitar cáries com os primeiros dentinhos crescendo, certifique-se de que seu bebê não adormeça com uma mamadeira na boca.
Seu bebê está começando cada vez mais a imitar os sons da fala nessa idade.
A princípio, seu bebê pode precisar de uma ajudinha sua para sentar - ele pode precisar de você para apoiá-lo para permanecer sentado. Então ela aprenderá a usar os braços para se apoiar e, finalmente, quando estiver forte o suficiente, poderá sentar-se sozinha.
Por que meu bebê acorda à noite?
Às vezes, seu bebê acorda durante a noite porque está com fome ou precisa trocar a fralda. Se ele não estiver com fome e não precisar trocar, deixe-o voltar a dormir.