O primeiro banho do bebê
O primeiro do banho do seu bebê é um verdadeiro marco. Leia mais e conheça sobre como dar banho em um recém-nascido.
Quando dá-lo, sem mencionar como e onde, são questões que cada pai ou mãe de primeira viagem tem. Limpar uma criança escorregadia e contorcer-se - e às vezes gritando - requer prática. Portanto, relaxe. Ficará mais fácil a cada vez, e, em breve, seu bebê chegará a brincar na água.
Quantas vezes você precisa dar banho em seu bebê?
Para um recém-nascido, duas ou três vezes por semana é provavelmente o suficiente, desde que você mantenha a área da fralda bem limpa e lave as mãos e o rosto várias vezes ao dia. A menos que tenha cuspido ou se sujado com cocô, os recém-nascidos simplesmente não ficam tão sujos. As fraldas de alto desempenho são muito importantes na absorção da urina e, portanto, na redução da interação entre as fezes e a urina, que pode desencadear a irritação da fralda.
As fraldas de alto desempenho são muito importantes na absorção da urina e, portanto, na redução da interação entre as fezes e a urina, que pode desencadear a irritação da fralda.
Para os bebês mais velhos, o banho pode ser todos os dias, e ele muitas vezes torna-se parte da rotina de antes de dormir. Pode ser uma ótima maneira de ajudar seu bebê a relaxar e descansar à noite.
As fraldas de alto desempenho são muito importantes na absorção da urina e, portanto, na redução da interação entre as fezes e a urina, que pode desencadear a irritação da fralda.
Dando banho de esponja em seu recém-nascido
Antes do coto do cordão umbilical do seu bebê cair (entre 10 dias e três semanas após o nascimento), é melhor lavá-lo com esponja para evitar que o coto do cordão fique molhado. Veja como:
Coloque seu bebê sobre uma superfície macia, plana (sobre uma toalha limpa é bom). Tenha uma bacia de água morna e uma esponja ou pano à mão. Confira em detalhes em como dar banho com esponja em um recém-nascido.
Mantendo o seu bebê agasalhado, exponha um membro de cada vez e lave-o com cuidado.
Dê tapinhas leves para secar a área e passe para o próximo membro.
Se você acidentalmente molhar o coto do cordão, basta usar a toalha para secá-lo delicadamente com tapinhas suaves.
O grande banho
Uma vez que o cordão tiver caído, seu bebê está pronto para um verdadeiro banho na pia ou em uma banheira de bebê. Qualquer que seja o que você usar, acolchoado na parte inferior com uma toalha para deixar mais suave. Você também pode querer ter um parceiro nas proximidades para ajudá-la a segurar o seu pequeno escorregadio. Reúna tudo o que você for precisar de antemão, para que você não tenha de ficar procurando durante o banho.
Confira esta lista de exemplo:
Uma toalha grande com capuz
Um paninho macio ou esponja
Bolinhas de algodão
Sabonete em barra ou líquido para bebês
Uma escova ou pente para bebês
Você só precisará de cerca de 5 cm de água morna para dar a seu bebê um banho eficaz. Tente colocar um pano quente sobre a barriga do bebê para impedi-lo de ficar gelado.
Esses primeiros banhos não precisam ser longos ou complicados, mas precisam limpar direitinho. Segure o bebê com firmeza e retire delicadamente qualquer sujeira ou pele solta que esteja acumulada. Você terá de segurar a cabeça e as costas dele ao lavá-lo. Ao lavá-lo, preste especial atenção aos seguintes detalhes:
As áreas genitais e da fralda.
As mãos e os pés. Verifique entre os dedos das mãos e pés também.
As dobras na parte de trás dos joelhos, o pescoço e as coxas.
O rosto. Se as sujeirinhas se acumularem em volta dos olhos, use uma bola de algodão para removê-las.
Axilas - fiapos de lençóis podem se acumular aqui.
Atrás das orelhas.
Cuidados com os cabelos e o berço do recém-nascido
Nem todo bebê é abençoado com uma cabeça cheia de cabelos no nascimento, mas se seu bebê foi, lave com um xampu suave de bebê, se necessário. Basta aplicar um pouco de xampu no cabelo, massagear suavemente e deixar por um tempo curto antes de enxaguá-lo. Lave o cabelo do seu bebê por último para que ele não tenha de ficar nessa água com shampoo.
Temperatura da água do banho do bebê
A pele do seu bebê é mais sensível do que a sua. Como resultado, a água de banho que for confortável para você será muito quente para ele. Antes de colocar o seu bebê em qualquer lugar perto da água, teste-a com a parte traseira de seu punho ou cotovelo: Essas áreas são mais sensíveis ao calor do que a sua mão. A água deve estar morna - não quente!
Finalmente, não se surpreenda se o seu bebê chorar durante os seus primeiros banhos. Ele está apenas reagindo a uma sensação estranha. Mantenha a temperatura ambiente morna, a água do banho confortável e acalme-o acariciando e cantando para ele. Ele logo aprenderá a amar a hora do banho.
Em resumo
Limpar uma criança escorregadia e contorcendo-se - e às vezes gritando - no banho, requer prática. Portanto, relaxe. Ficará mais fácil a cada vez, e, em breve, seu bebê chegará a brincar na água.
Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:
Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis em:
Banho do Bebê: Como Dar Banho no Bebê | Pampers Brasil
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
Fontes
Junta-se a comunidade Pampers