Férias escolares e as melhores atividades para as crianças

Férias escolares e novas atividades

As férias escolares são um ótimo momento para as crianças relaxarem, se divertirem e explorarem novas experiências e atividades. 

O que muitos pais têm dúvidas é sobre o tipo de atividades que podem realizar. Então se você tem dúvidas, fique tranquilo. Leia nosso artigo até o final para saber mais!

Mas afinal: qual é a importância das crianças aprenderem algo durante as férias escolares?

A importância é significativa e se deve por várias razões:

Desenvolvimento Contínuo:

O aprendizado não deve parar quando a escola está de férias. Continuar a aprender durante as férias ajuda as crianças a manter e aprimorar suas habilidades acadêmicas e cognitivas.

Estímulo Mental:

A exposição a novas informações e experiências estimula o cérebro das crianças. Isso ajuda a mantê-las mentalmente ativas e prontas para o próximo ano escolar.

Exploração de Interesses e hobbies:

As férias são uma ótima oportunidade para as crianças explorarem áreas de interesse que podem não ser abordadas na escola. Isso pode ajudá-las a descobrir novos hobbies e paixões.

Desenvolvimento Social e Emocional:

Aprender novas habilidades, trabalhar em projetos criativos e participar de atividades extracurriculares durante as férias pode promover o desenvolvimento social e emocional das crianças. Isso inclui habilidades de comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas.

Preparação para o Futuro:

O aprendizado contínuo durante as férias pode preparar as crianças para oportunidades futuras. Por exemplo, aprender um novo idioma ou habilidades tecnológicas pode ser benéfico em suas vidas acadêmicas e profissionais.

Fortalecimento dos Vínculos Familiares:

Aprender junto com a família pode fortalecer os laços familiares. As atividades de aprendizado podem ser uma oportunidade para os pais se envolverem ativamente na educação de seus filhos.

Em resumo, as férias escolares não precisam ser uma pausa completa no aprendizado. É uma oportunidade para um tipo diferente de aprendizado, mais informal e baseado em interesses pessoais. Isso pode enriquecer a vida das crianças de várias maneiras e prepará-las melhor para o futuro.

atividades para férias escolares

Quero viajar com meus filhos nas férias escolares: e agora?

A organização de férias em família apresenta alguns desafios interessantes. A seguir, vamos apresentar algumas ideias para suas férias em família possam se tornar a viagem mais incrível e esperada, sobretudo nas férias escolares dos seus filhos.  

Divida o tempo do seu dia

Lembre-se de que, frequentemente, as crianças se divertem mais com prazeres simples e em família. Faça coisas simples, como construir um pequeno castelo de areia com um balde e uma pá de plástico. Não se concentre em planejar grandes aventuras.

Faça passeios curtos

Um passeio de duas horas em um porto será muito mais interessante para uma criança pequena do que um passeio de ônibus o dia todo.

Flexibilize os horários

Já é meio claro que pequenas têm seus próprios horários. Se seu filho estiver de mau humor à tarde, ele estará disposto a arruinar seus planos, então é melhor deixar a criança tirar uma soneca (e talvez você também).

Tente permanecer em um único local durante todas as férias

Isso reduz a quantidade de coisas novas às quais seu filho precisa se adaptar e, consequentemente, também reduz o nível de estresse que você pode sentir. Aproveite o local que você escolher para passar as férias.

Controle suas próprias emoções e atitude

Nossos filhos refletem nossos sentimentos em suas próprias emoções. Se ficarmos com raiva, eles também ficarão. Se relaxarmos diante de um problema, é mais provável que eles lidem com as coisas da mesma maneira.

Tente seguir essas dicas sem se preocupar muito em criar uma experiência perfeita para todos. Alguns dias serão melhores para você e outros serão melhores para seu filho. O importante é todos aproveitarem as férias escolares juntos.

Isso também pode te interessar:

A importância das brincadeiras imaginárias na infância

Agressividade infantil: dicas de como lidar

Fontes

Consentimento de cookie