Como se sentem as contrações de parto?

Saber sobre as contrações de parto pode ser inquietante, e é possível que você tenha dúvidas a respeito, mas não se preocupe! Vamos descobrir juntas algumas das perguntas mais comuns sobre as contrações de parto: o que são, quando ocorrem, como começam, como se sentem e muito mais, para que você esteja preparada no momento de dar à luz.

Como são as contrações de parto?

Antes de falar sobre as contrações de parto, queremos compartilhar as diferenças entre os tipos de contrações, para que você saiba distinguir quais está experimentando no momento em que se apresentarem:

  • Contrações de Braxton Hicks: Essas contrações não induzem o parto, não são dolorosas, mas podem ser desconfortáveis. Surgem entre as semanas 20 e 30 da gravidez e, conforme a gestação avança, podem aumentar em intensidade. Duram cerca de 30 segundos e sua frequência pode ser de 1 a cada 2 ou 3 minutos.

  • Contrações de parto reais: Estas podem ocorrer com uma frequência de 3 contrações a cada 10 minutos. Sentem-se como uma rigidez na região abdominal e com uma intensidade de dor forte na área suprapúbica. Essas dores podem durar horas.

  • Contrações pré-termo: São chamadas de "pré-termo" porque ocorrem antes do término da gravidez. Essas contrações reais aparecem entre a semana 20 e 36 da gestação, o que pode indicar a possibilidade de um parto prematuro.

Alguns dos sintomas desse tipo de contração são: pressão na região pélvica, alteração no fluxo vaginal, espasmos parecidos com cólicas menstruais, cãibras abdominais e tensão na área abdominal, aproximadamente a cada 10 minutos.

Se você tiver alguma dúvida sobre isso, consulte o seu médico.

Como começam as contrações de parto?

As contrações de parto começam leves e irregulares. Nesse momento, o colo do útero se dilata e aparece uma secreção rosada ou levemente sanguinolenta, que pode ser o tampão mucoso, responsável por bloquear a entrada de bactérias no colo do útero durante a gestação.

O bebê se move durante as contrações de parto?

Durante as contrações de parto, com a dilatação do útero e o início das dores, o bebê continua se movendo. Se isso não ocorrer ou se o bebê se mover menos, é importante chamar o seu médico o quanto antes.

Como se sentem as contrações de Braxton Hicks?

Como mencionado anteriormente, as contrações de Braxton Hicks não induzem o parto, não são dolorosas, nem vêm acompanhadas de sangramento ou redução nos movimentos fetais.

Diferenças entre o falso trabalho de parto e o verdadeiro trabalho de parto

Existem diferenças nas contrações experimentadas durante um falso trabalho de parto e um verdadeiro trabalho de parto. Aqui estão algumas:

como se sentem as contrações

Conclusões

Cada mãe é diferente. No entanto, é importante saber reconhecer e identificar quais são as contrações de parto reais e o que elas implicam, para vivenciar a bela experiência do parto com a maior segurança e conhecimento possíveis.

Isso pode te interessar

Fontes

Consentimento de cookie